[ Claquete ] Fortaleza sob um olhar minucioso

 

claquete-2Longa-metragem de estreia da diretora Roberta Marques, Rânia (2011) acompanha a ingênua e esperançosa personagem-título, uma garota de 16 anos que sonha em ser dançarina. O filme, rodado inteiramente em Fortaleza, observa a cidade por meio de uma nova dimensão.

Rânia (Graziela Felix) é integrante da classe baixa, filha de costureira e aluna de escola pública. Dividida entre as aulas de dança na escola e seus afazeres num quiosque de praia, a garota leva um estilo de vida conturbado, decorrente de uma condição financeira precária e da sua responsabilidade com os familiares.

Zizi (Nataly Rocha), melhor amiga da protagonista, é dançarina na boate “Sereia do Norte”, onde ganha dinheiro por meio da prostituição. Rânia, então, é seduzida a trabalhar na boate, onde encontra a possibilidade de exercer sua paixão pela dança e obter renda. Contudo, sua vida tem a chance de mudar quando conhece a coreógrafa Estela (Mariana Lima), que oferece oportunidade de torná-la dançarina profissional.

Rania - mariana e protagonista

O roteiro da obra desenvolve-se de forma eficaz quanto à linguagem utilizada pelos personagens. Seus diálogos e reações condizem com os da região representada, principalmente por meio de expressões típicas. Um tom poético permeia a produção, seja ele manifesto através da fotografia ou em sentenças voice off (que, por vezes, não adequam-se àqueles que as falam).

O ponto alto da obra é a facilidade de reconhecimento dos espectadores às situações de realidade apresentadas na trama. A cidade surge quase como um personagem, com seus defeitos e carências transpostos para a tela, assim como em seu caráter urbano. Rânia é uma sonhadora tragada pelo submundo de Fortaleza, e cercada por um futuro incerto, com poucas perspectivas.

Tudo que não envolve a sua vida e a daqueles que a cercam parece distante. O pai da garota, por exemplo, é um pescador intransigente que não vê sentido nas ambições da filha por uma vida melhor. Em suma, uma narrativa sobre realizações pessoais destruídas pelas dificuldades de uma vida destinada a não ter pretensões.

Texto: Gustavo Nery

Ficha Técnica

Título Original: Rânia

Ano: 2011

Direção: Roberta Marques

Roteiro: Roberta Marques

Gênero: Drama, Nacional

Duração: 85min

Origem: BRA

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s