[ Foca Nessa ] A cidade imortalizada nos livros

tsh
Nossa cidade passou por muitas transformações ao longo de seus 288 anos.  Suas ruas, esquinas, praças, monumentos e praias, que encantam tanto o povo cearense, quanto os turistas, contam histórias. Para ressaltar toda essa beleza, o Labjor selecionou alguns livros encontrados no acervo da biblioteca da Unifor para promover uma viagem no tempo entre fotografias − papéis com a capacidade de eternizar um momento.

Docas do Mucuripe (2010)

Este ensaio fotográfico reúne fragmentos do cotidiano do Porto do Mucuripe, primeiro local de desembarque de europeus no atual território brasileiro. Revela-se o dia a dia dessa elevada ponta de terra onde avança o mar, 1cais de chegadas e partidas da história econômica do Ceará.

Saindo do sofisticado e passando pelo mais singelo, os fotógrafos seguem para a Vila de Pescadores, um dos lugares mais interessantes e tradicionais de Fortaleza. O lugar serviu de inspiração para versos belíssimos de Belchior e Fagner, imortalizados na voz de Elis Regina. As imagens encontradas no livro expõem alguns dos maiores patrimônios dos cearenses e seu real valor cultural.

Autor: Paulo Gutemberg

A Princesa do Norte (1939)

Um resumo completo que conta a história, desde a descoberta do Ceará pelos europeus,3 passando pelo povo cearense, até o surgimento do que hoje conhecemos como Fortaleza. Com fotografias carregadas de valor histórico e desenhos de diferentes cores e tipos, percebe-se a formosura de traço simétrico, os parques arquitetônicos, o pitoresco das praias e o esplendor dos dias ensolarados.

Autor: Raimundo Girão

Fortaleza Antiga (1998)

O autor nos convida para encontros 4em esquinas e praças, retratando o modo de vestir e de agir das pessoas, pontuando as mudanças nos nomes de lugares encontrados, ainda hoje, em nossa cidade repleta de tradições. Nas décadas de 40 e 50, a Praça do Ferreira, no encontro da Rua Major Facundo com a Guilherme Rocha, era conhecida como Esquina da Broadway. Na mesma época também ficou conhecida como Esquina do Pecado, pois era o local dos flertes, onde as mulheres provocavam o delírio dos rapazes que se postavam ali.

Autor: Marciano Lopes

Fortaleza 1910 (1980)

Um passeio em preto e branco por uma cidade pacífica e cheia de poesia, diferente da nossa6 realidade atual. Cheio de praças ajardinadas, ruas e avenidas, templos, escolas, edifícios públicos, e todo o costume de mais de um século atrás. As fotografias de vários lugares reunidas nesse álbum foram editadas pela Casa Boris Frères & Cie, firma que acompanhou o desenvolvimento da nossa Cidade e do nosso Estado.

Autor: Universidade Federal do Ceará

O Centro Histórico de Fortaleza

O ensaio de Maurício, rico em cores,transita por edificações e logradouros do final 2do século XIX até os anos 60 do século posterior. O objetivo desse passeio é de conhecermos, mais de perto, nosso patrimônio arquitetônico para dar-lhe seu valor histórico, como elemento da nossa formação cultural. Com esse livro, é possível perceber a relação de identidade entre os moradores e os lugares históricos de Fortaleza.

Autor: Maurício Cals

 

Texto: Cidney Sousa

Fotos: Alana Oliveira

 

Um comentário em “[ Foca Nessa ] A cidade imortalizada nos livros

  1. Muito bom. A nossa cidade é repleta de beleza e nós devemos saber sobre a história do nosso amado Ceará,principalmente, Fortaleza. Adorei ler sobre as transformações que fizeram de Fortaleza,uma grande Capital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s