Representação feminina é tema de debate em “E Eu Com Isso?”

10295755_843792382316120_869905642103205047_n

A sétima edição do Observatório E Eu Com Isso? acontece na próxima segunda (19), às 8 horas, no Teatro Celina Queiroz. Com o tema Questão de Gosto se Discute, sim: Sexo, Cultura e Música Popular, o evento discute como a mulher é retratada nas músicas.

O debate contará com a presença da cantora de forró Taty Girl, a blogueira, feminista e colunista da revista Forum Jarid Arraes, a professora da Unifor Kalu Chaves, o cantor e compositor Tony Guerra e a radialista Camila Carla (A3 FM).

O evento é organizado pelos alunos da disciplina de Ética, Cidadania e Jornalismo, orientados pela professora Sandra Helena de Souza. O tema foi escolhido pelos alunos por meio de um debate em sala de aula, ganhando peso depois da polêmica pesquisa divulgada pelo IPEA, o que, mesmo após a correção de dados, nos mostrou a necessidade de discutir a representação da mulher na sociedade.

Segundo a professora Sandra Helena o observatório da disciplina foi criado com o intuito de debater temas que tomam conta da esfera publica e que, muitas vezes, não recebem atenção dos alunos na universidade. Por isso o nome do observatório é “E eu com isso?”.

presença

Jarid Arraes, uma das convidadas, fala da expectativa para o evento. “Fiquei muito instigada quando recebi o convite, especialmente pela possibilidade de debater com músicos, já que eles compõem e interpretam letras muitas vezes problemáticas. O tema é muito importante e urgente, pois ele nos ajuda a enxergar o quanto a repulsa ao gênero feminino está naturalizada em nossa sociedade. Somente pela conscientização podemos pensar em combater o machismo em todas as esferas de nossa cultura. Além disso, a universidade está cheia de jovens que consomem essas músicas e precisam entrar em contato com perspectivas mais políticas sobre elas”, argumenta.

O debate também incluirá pesquisas e reportagens que os próprios alunos desenvolveram para reforçar o debate, como sobre qual a origem da música popular no Brasil, quem é a mulher figurada nas canções e como se deu o surgimento do forró eletrônico no cenário musical. Pontos da pesquisa do IPEA, realizada em abril de 2014, também serão analisados.

O evento é aberto ao público mediante inscrição opcional na entrada, conferindo certificado a ser aproveitado como atividade complementar para alunos da Unifor.

Texto: Mike Lucas

Serviço

Data: 19.05.2014

Local: Teatro Celina Queiroz

Horário: 08:00 h

 


 


 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s