[ Foca Nessa ] O fim que marca um começo

 

capa - divulgação (1)Morte, traição, drogas e sexo fazem parte do enredo do primeiro romance da atriz Fernanda Torres. Fim gira em torno da história de cinco amigos: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Passagens marcantes da vida desse grupo, como casamento, separação, traição, inibições, manias e arrependimentos estão focados na narrativa de estreia literária de Fernanda.

Humor, ironia, sarcasmo e cinismo pairam sobre a obra, o que deixa o livro mais fascinante. As cinco histórias são banais mas, vistas na perspectiva de um conjunto, ganham brilho e leveza, pois se completam. O livro nos mostra, além do cotidiano da juventude da década de 1960, até como era viver a versão carioca da grande revolução sexual que sacudiu o mundo.

Os protagonistas têm suas histórias contadas quando idosos, residindo em Copacabana, que caminham devagar e não veem mais perspectivas, tropeçam nas pedras portuguesas do calçamento irregular, morrem de queda, infarto ou pelo simples cansaço de viver. O humor melancólico demonstra a percepção de Fernanda sobre a realidade.

Álvaro é o único solteiro do grupo. Vive de médico em médico, pois não aguenta mais sua ex-mulher. Sílvio não vive sem as drogas e suas típicas bebedeiras, nem o amado sexo, mesmo já tendo passado da idade de praticá-lo em excesso. Ribeiro é atleta, ama a praia, porém sua vida sexual conta com a ajudinha do Viagra. Neto é o que podemos chamar de marido fiel. Ciro é o garotão de Copacabana, título que deixa os outros com uma ponta de inveja, embora seja ele o primeiro a morrer por conta de um câncer.

O estilo adotado por Fernanda para escrever o livro é criativo e em nenhum momento deixa cair o ritmo de leitura. Humor, marca registrada da atriz, está presente em todas as páginas, até mesmo quando Torres descreve um velório que deveria ser algo dramático e triste. Rende muitas gargalhadas.

Texto: Mike Lucas

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s