O passado em troca do futuro

Levi Nogueira 3 (1)
Foto: Levi Nogueira

Movido pela ânsia de se formar em cinema, Tiago Pedro de Araújo criou, no início deste ano, O Lugar da Utopia – uma página do Facebook feita para possibilitar o estudo de Documentário na Escuela Internacional de Cine y Televisión – EICTV, em Cuba. Nesse espaço, ele vende objetos antigos, restaurados com uma atmosfera de sonho. Máquinas de escrever, câmeras fotográficas, discos, vinis e quadros são oferecidos, como uma alternativa para conseguir seu objetivo.

zxzxzx
Foto: Levi Nogueira

Nordestino, oriundo do sertão do Cariri e orgulhoso de suas inspirações locais, Tiago trabalha com cinema, em Fortaleza, há 6 anos. Já fez diversos cursos nessa área, adquirindo conhecimento e sensibilidade para realizar um documentário. Além disso, já participou de festivais, como Cine Ceará, Curta Canoa, CineramaBC, e ganhou o edital cultural Rumos Itaú. Para ele, a metodologia foi um fator determinante para a escolha da instituição. “A EICTV tem uma preocupação mais humana na educação. Com essa formação, vai completar, em mim, o que falta aqui em Fortaleza”, esclareceu.

No entanto, para a realização desse sonho, há um obstáculo: o financeiro. Com essa necessidade, Tiago foi em busca de emprego e de apoio do Governo. Sem respostas, surgiu a ideia de fazer uma troca de peculiaridades. Ele venderia objetos vintage e raros.“Eu troco coisas, que as pessoas não encontrariam facilmente, pelos kilômetros que preciso para a minha viagem. Na minha cabeça, é mais fácil a pessoa me dar uma quantia em dinheiro por uma máquina de escrever, do que esse mesmo preço para eu poder viajar. Eu não sou uma loja de antiguidades, estou precisando desse dinheiro”, afirmou.

Levi Nogueira 8
Foto: Levi Nogueira

O Lugar da Utopia

Tiago criou o nome da página de vendas fundamentado pelo pensamento de Fernando Birri, um dos fundadores, ao lado de Gabriel García Márquez, da EICTV. Para Birri, “a Utopia serve para caminhar”, ainda que nunca alcançada.

zqwez
disco Double Fantasy. Foto: acervo.

Com a página ativa há 5 meses, faltando 3 para a sua viagem, Araújo percebe o resultado que sua ação trouxe para o cotidiano da cidade. Ele atraiu atos de gentileza. ”Muita gente se sensibilizou. Ganhei discos e gravuras feitas por artistas, para revender. De alguma forma, despertou, também, outros artistas que, em vez de ficar pedindo ou esperando auxílio do Governo, podem se ajudar”, percebeu.

O Lugar da Utopia já deu a Tiago o dinheiro de sua passagem, mas ele ainda precisa da maior quantia – a da matrícula e das despesas diárias. É possível ajudá-lo por intermédio da compra dos objetos expostos na página ou pela doação de produtos para a revenda.

Texto: Fernanda Façanha

Orientação/Colaboração: Alana Oliveira

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s