Um casamento mais que feliz

unnamed (2)
foto: Thaís Mesquita

A Unifor recebeu, na noite do último sábado, 31, a terceira edição do Casamento Feliz. O evento é parte do projeto Ética do Bem, fundado pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão e o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC).

Reunindo 11 casais, entre funcionários e membros da comunidade, o evento firmou mais uma vez o compromisso da Universidade de Fortaleza para com a sociedade, conforme destaca o professor e juiz de direito, Marcelo Roseno. “A Universidade se reafirma na medida em que ela se aproxima da comunidade. Podemos ver que este é um momento de muita emoção para as famílias aqui reunidas e para nós, que dirigimos a cerimônia. É sempre muito tocante poder ver famílias inteiras e, algumas vezes, filhos que vêm assistir ao casamento dos pais. Acho um momento muito bacana e fico muito feliz de poder participar do projeto”, aponta.

Para participar, os casais passaram por palestras preparatórias para o casamento, com assuntos como: economia doméstica, violência domestica, mediação de conflitos, planejamento familiar, DSTs e a importância espiritual da família. Os nubentes que tiveram frequência mínima de 70% nas palestras ganharam como graduação a celebração do casamento com alianças, roupa dos noivos, serviço de fotografia e coquetel oferecidos pela Universidade.

Celebração

unnamed
foto: Thaís Mesquita

A cerimônia, que contou com aproximadamente 300 convidados, entre amigos e familiares dos noivos, começou com a palavra do pastor Mário Parente, que destacou a importância do casamento, definindo a união com “uma experiência maior de amor”. O pastor refletiu sobre o amor no mundo atual em contrapartida a toda a violência que assistimos e vivenciamos em nosso dia-a-dia. “Que nós possamos dizer para nós mesmos e para o mundo que vale a pena amar, que o amor é a salvação para qualquer problema que a humanidade possa ter!”, exclamou Mário.

Voltando-se aos casais, Mário destacou a experiência de muitos casais ali reunidos, que já vivem juntos há anos, mas que, somente agora, estão realizando o sonho do casamento. “Nós temos aqui casais que já dividem essa experiência cotidiana há anos, mas que, nesse momento, vêm aqui para reafirmar de maneira solene o que na prática já vivenciam”, discursou.

Sua fala foi complementada pela do juiz de direito e professor da Unifor, Marcelo Roseno, que convidou o casal, Antônia Aparecida Fernandes de Lima e Aurélio Severo da Silva, juntos há 25 anos, para fazer o juramento dos noivos. O simpático casal reafirmou, perante uma platéia emocionada, valores de fidelidade e companheirismo.

Após a comovente cerimônia, a alegria tomou conta do lugar enquanto os casais e seus familiares brindavam e tiram fotos na elegante decoração. Juntos há dez anos, o jovem casal Joaquim Antônio e Márcia Marinho era só felicidade. “Sou funcionário da Unifor e soube do projeto por amigos que já casaram aqui e nós aproveitamos a oportunidade para realizar esse sonho”, contou o sorridente noivo.

Seu Raimundo Duarte de Souza e Dona Maria Nair Carneiro, juntos há 24 anos, realizavam ali o sonho de casar. “Casar, uma palavra tão linda, né? Estamos vivendo esse sonho maravilhoso e só temos a agradecer a Deus e a vocês da Unifor por proporcionar tamanha felicidade. Agora sou esposa!”, exclamou a alegre recém-casada.

unnamed (3)
foto: Thaís Mesquita

A alegria ficou completa para Dona Maria e Seu Raimundo com a presença da filha Naiane Carneiro. “Ela está realizando um sonho hoje e isso me emociona muito. Casei aqui na Unifor também, em novembro, e agora meus pais estão casando aqui também. Estamos todos muito felizes”, contou.

Parceria de Sucesso

A realização do Casamento Feliz é resultado de uma afinada parceria entre o CCJ, a Vice-Reitoria de extensão e o Núcleo Integrado de Comunicação. Unindo forças, esses núcleos da Universidade trabalharam em harmonia para oferecer uma emocionante e elegante cerimônia.

“Nós do CCJ não poderíamos deixar de convidar o NIC para participar, juntamente conosco, da organização de um evento tão importante quanto o Casamento Feliz. Desde o inicio nós unimos forças para chegarmos a esta incrível marca de 60 casais unidos em matrimonio, sessenta famílias renovadas”, explica o coordenador do curso de direito da Unifor, Erick Cysne.

A professora e coordenadora da célula de eventos do Núcleo Integrado de Comunicação, Michelle Galvão, estava em êxtase com o resultado do trabalho da célula. “Trabalhamos desde a fase de planejamento do evento, fechando parcerias, passando pelas reuniões com os nubentes e na articulação de um relacionamento institucional forte. Foi uma experiência muito bacana para os alunos, pois é uma experiência real de um casamento, além de ser uma experiência de retorno social do nosso trabalho”, afirmou.

Texto: Juliana Teófilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s