Os poetas destas vias

Alguns homens causaram grandes mudanças, tendo como armas nada mais que suas palavras, versos e poemas. Prosseguimos o nosso especial pelas ruas de Fortaleza e desvendamos a história por trás dos grandes nomes que as figuram. Abaixo uma oportunidade de conhecer melhor a poesia e a vida de autores cearenses, famosos não só por suas obras, mas, também, por suas extraordinárias histórias de vida.

Av. Antônio Sales

IMG_5085
Foto: Thais Mesquita


Participou de vários grupos literários, mas sua maior atuação foi na Padaria Espiritual, uma associação que reunia jovens escritores interessados em revolucionar o meio cultural cearense. Sales era a principal figura literária no Ceará, conhecido em todo o país com “padrinho obrigatório de todo principiante conterrâneo”.

Aves de Arribação, sua principal obra, é um romance antonio-sales-poeta-nascido-em-paracuru-012 (1)publicado em forma de folhetim no extinto jornal Correio da Manhã e editado em livro no ano de 1984. Apesar de ter um nome respeitado pelos mais notáveis críticos brasileiros, não desfrutou da glória literária. Era considerado indolente, cético e carecia de ambientação. Atuou como presidente da Academia Cearense de Letras até os 72 anos, quando faleceu. Mesmo tendo dado nome a uma das principais avenidas de Fortaleza, ainda é pouco citado nas antologias escolares e raramente é estudado nas universidades cearenses.

R. Leonardo Mota

IMG_5070
Foto: Thais Mesquita

Dedicou-se aos estudos da alma sentimental brasileira, com particularidade do Nordeste e, em especial, do Ceará, trazendo não somente o lirismo como a riqueza humorística do sertão nordestino, enriquecendo nosso patrimônio intelectual. Homem metódico, laborioso e incansável, jamais demonstrouLeonardo Mota apatia intelectual nas pesquisas acerca dos nossos nomes, nossas lendas e tradições populares.

Era um nome requisitado para proferir palestras endereçadas a plateias de estudiosos e interessados folcloristas. Era também um animador de rodas de amigos e intelectuais da antiga Praça do Ferreira, onde declamava versos e contava histórias. Ocupou cargos políticos de confiança, como oficial de gabinete do presidente João Tomé. Foi um incentivador e animador dos intelectuais menos favorecidos.


Av. Bezerra de Menezes

IMG_5088
Foto: Thais Mesquita

Jornalista, poeta e historiador, naturalista e abolicionista brasileiro, Antônio Bezerra de Menezes tornou-se um dos mais festejados poetas do Estado, especialmente depois da publicação dos livros Sonhos de Moço (1872) Três Liras (1883). Colaborou com todos os jornais Bezerra de Menezesliterários publicados em Fortaleza, inclusive, fundou O Libertador, voltado à causas libertadoras.

Além dos importantes registros históricos de Fortaleza, no final do século XIX, foi um dos fundadores do Instituto do Ceará. Tornou-se membro da Padaria Espiritual em 1892, da Academia Cearense de Letras no ano de 1894, onde é o Patrono da Cadeira n.º 5, e do Centro Literário de Fortaleza.

Av. Pe. Antônio Tomas

IMG_5082
Foto: Thais Mesquita

Escrevia sonetos que eram levados à imprensa pelos amigos, já que não queria se tornar conhecido do público. Ainda em vida, foi eleito “príncipe dos poetas cearenses”, numa votação realizada pela revista Ceará Ilustrado, em 1925. É considerado um dos maiores sonetistas brasileiros, gênero que mais se dedicou, escrevendo também composições de ritmos variados, caracterizando-se por sua independência em relação a qualquer movimento ou escola literária.

Faleceu em Fortaleza no dia Padre Antonio Tomás - Foto16 de julho de 1941. Foi sepultado na Matriz de Santana. De maneira inusitada, foi sepultado sem caixão ou lápide para marcar-lhe a sepultura: “Quero ainda que meu corpo seja enterrado sem esquife, e que a pedra da sepultura seja reposta no mesmo plano ficando debaixo do chão, e que não se ponha em tempo algum, sobre ela, nome, data, inscrição ou qualquer sinal exterior que a faça lembrada“.

Texto: Cidney Sousa

Fontes: Literatura Cearense – Sânzio de Azevedo

A História do Ceará passa por essa rua – Rogaciano Leite

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s