[ Claquete ] Uma excêntrica perseguição

budapeste3claquete-2Conhecido por dirigir obras como Moonrise Kingdom (2012) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001), Wes Anderson conquistou parte do público amante de cinema com sua estética singular e roteiros criativos. Em O Grande Hotel Budapeste (2013), mais recente título do diretor, o resultado não foi diferente: uma trama fértil, posicionada no período entreguerras, que cativa os espectadores de forma divertida e empolgante.

O longa conta a história de Zero Moustafa (Tony Revolori), jovem funcionário de um famoso hotel europeu, que junto com Gustave H. (Ralph Fiennes), empenhado concièrge do local, envolve-se em perseguições após o suposto roubo de um valioso quadro Renascentista, deixado como herança por uma hóspede assídua do estabelecimento, a Madame D. (Tilda Swinton).budapeste1

Anderson mantém sua principal marca no quesito estético e de design da produção: uma fotografia perfeitamente simétrica e cores que se destacam em meio à fria paisagem europeia. O filme torna-se delicioso visualmente, adquirindo tom de narrativa fantástica. Esse é um conceito persistente em todo o longa-metragem, exemplificado em breves sequências que beiram o irreal cartunesco. As divertidas atuações, aliadas à maquiagem inusitada (destaque para a caracterização de Tilda Swinton) criam personagens que cativam por seu aspecto cômico e excepcional.

Apesar de não gerar impacto sócio-filosófico marcante no espectador, a obra atual de Wes Anderson merece ser citada por todo seu aspecto criativo. Romance, crime, comédia e estratégia misturam-se em um roteiro que instiga e entretêm o espectador. O longa, por vezes, lembra a sensação  gerada por um livro quando explorado pela primeira vez.

Texto: Gustavo Nery

Ficha Técnica

Título Original: The Grand Budapest Hotel
Ano: 2013
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h40min
Origem: Reino Unido, Alemanha

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s