A arte abstrata em foco

Ione Saldanha, Ripas, 1991O Espaço Cultural Unifor apresenta a exposição Abstrações, com 169 obras abstratas de artistas como Mira Schendel, Antônio Bandeira, Ubi Bava e Manabu Mabe. O acervo está aberto para visitação  desde 18 de julho e permanecerá até o dia 11 de janeiro de 2015. O ambiente é divido em três espaços: Abstração Informal, com obras do acervo pessoal do empresário Roberto Marinho (1904-2003); Abstração Geométrica, com obras da Fundação Edson Queiroz; e um terceiro, combinando as duas escolas.

O  abstracionismo informal é marcado por um estilo livre e que não segue nenhuma forma. Já o geométrico, exibe obras com formas diversas e cores vibrantes. Todas as obras levam a um entendimento único e assim, cada pessoa pode conduzir a própria interpretação dos quadros e esculturas. O aluno de Administração Victor Lima, 23 anos, que coordena a exposição, ressalta que a proposta é “plantar a semente da arte e da cultura no estado do Ceará, tentando mostrar que o abstracionismo tem um sentido e tem um propósito”.

A exposição expressa vários sentimentos diferentes como a tristeza e alegria”, disse Raissa Barros, 17 anos, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio na escola Dom Helder Câmara. Já para a professora de Filosofia Débora Fofano, 31 anos, acessar a mostra é uma oportunidade única, pois “nesse espaço os alunos podem conhecer algo que não encontram na sala de aula”.

no espaço, ainda, alguns alunos da Universidade que foram selecionados para trabalharem como monitores. Para aluna de Psicologia Virna Sampaio, 23 anos, a experiência é abundante. “Além de ficar em contato com as obras, a gente entra em contato com crianças, com pessoas que são conhecidas na área e as que vêm para aprender sobre Arte”, destacou.

Texto: Camila Mathias

Serviço:

Abstrações – Coleção Fundação Edson Queiroz e Coleção Roberto Marinho

Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321)

Data: 18 de julho a 11 de janeiro de 2015

Horário: Terça a Sexta, das 9 às 19h; aos Sábados, das 10 às 18h; e aos Domingos, das 12 às 18h

Entrada gratuita

Mais informações: 3477 3319

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s