[Claquete] Uma ditadura experimental

cartaz do filmeclaquete-2Dirigido por Dennis Gansel, o filme A Onda, baseado na história verídica do livro de Todd Strasser, exibe a fragilidade da mente humana e como o poder de uma ideologia é capaz de mudar uma sociedade. Nesta adaptação, por meio de um discurso envolvente, percebemos que é possível existir ditadura nos dias atuais.

O enredo da história se passa em uma escola alemã, em que os alunos devem optar entre duas disciplinas eletivas. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é escolhido para dar aula sobre Autocracia, mesmo não sendo essa a sua vontade. Percebendo o desinteresse dos estudantes, o professor de História resolve colocar os princípios do fascismo e do nazismo em prática.

Ele cria, então, uma simulação de governo democrático onde põe-se como líder, originando o movimento que dá título ao filme: A Onda. Senhor Wenger, como passa a ser chamado, ensina sobre ordem, respeito, igualdade e disciplina. O movimento tem uniforme, cumprimento oficial e sites em que os integrantes interagem.

No decorrer da trama, vamos percebendo como a vida daqueles jovens são modificadas por um pensamento aplicado de maneira sedutora. Aparentemente, os estudantes estão mais responsáveis e aplicados, mas o sistema não é perfeito. A segregação e o ódio passam a reinar. Os fatos vão demonstrando a condução do agir conforme as palavras do professor.

Texto: Camila Mathias

Ficha Técnica

Título Original: Die Welle

Ano: 2008

Direção: Dennis Gansel

Roteiro: Dennis Gansel e Peter Thorwarth

Gênero: Drama

Duração: 1h48min

Origem: Alemanha

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s