Fórum de Comunicação aborda Eleições em sua 12° edição

Thiago Gadelha (1)Aconteceu na manhã dessa terça-feira, 12, no Teatro Celina Queiroz, a 12º edição do Fórum de Comunicação Social da Unifor (FOCOM). O evento teve como tema Eleições no Brasil e contou com a presença do professor de Direito da Universidade de Fortaleza, Luciano Bezerra, e do publicitário de campanhas eleitorais Ricardo Alcântara. A discussão sobre a representação dos partidos brasileiros no cenário político, e principalmente a norma referente à Cláusula de Barreira, conduziu o encontro.

Para Luciano Bezerra, falta uma maior pluralidade de partidos. A questão envolvendo a Cláusula de Barreira, que não chegou a ser aplicada no Brasil (foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal), dividiu a opinião dos convidados. Para Luciano Bezerra, o Tribunal Superior Eleitoral é o tribunal mais democrático do país. “Ele é composto por cinco juízes de carreiras e dois advogados, não é feito só de juízes”, esclareceu o professor.

Alcântara, por sua vez, fez uma retrospectiva dos últimos 30 anos da política brasileira. Esse constitui o maior período continuo da história da democracia do país, passando pelas eleições de 1982 até a última que aconteceu em 2012. “Essa nova geração está tendo o privilégio de viver em um país democrático”, enfatizou Ricardo.

O publicitário ainda ressaltou que o modelo político no Brasil é inspirado no norte-americano, e que esse padrão midiático acelerou as campanhas políticas. Para ele, outros países, como a Argentina, dão atenção ao público: “A sociedade brasileira não se sente representada pelos partidos que têm. O brasileiro vota no candidato e não no partido, o que é errado, pois esse político não faz tudo sozinho”.

Ao final, o público teve espaços para perguntas, muitas relacionadas sobre a reforma política brasileira e as estruturas partidária. Ainda foi falado sobre a criação do NAC (Núcleo de Apoio a Comunicação), que começará a funcionar a partir desse semestre.

O FOCOM é uma realização dos cursos de Comunicação Social, idealizados pelos professores e coordenadores Wagner Borges, do Curso de Jornalismo e pelo Professor Carlos Bittencourt, do Curso de Publicidade e Propaganda. O Fórum tem como objetivo a interação dos alunos no inicio dos semestres.

Texto: Victor Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s