[Claquete] A busca pelo autoconhecimento

avdch

claquete-2A Viagem de Chihiro, do diretor japonês Hayao Miyazaki, conta a história de uma garota que precisa lembrar do que é mais importante: seu nome. O filme foi vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim (2002) e do Oscar (2003) de melhor longa-metragem de animação.

Chihiro é uma menina sensível que viaja com os pais para sua nova casa. No entanto, seu pai se perde no caminho e eles encontram um túnel que, aparentemente, não tem fim. Ao atravessá-lo, Chihiro chega a uma cidade misteriosa.

c3

No lugar habitado por seres fantásticos, espíritos visíveis e invisíveis estão em constante transformação, no opressor sistema comandado pela feiticeira Yuababa. A fim de salvar seus pais e a si própria, Chihiro precisa ter coragem para superar seus medos e determinação para não esquecer quem ela realmente é. O longa retrata, ainda, ambientes inusitados, personagens aterrorizantes e sonhos que se tornam realidade. Um mundo no qual nada é impossível e tudo é capaz de ganhar vida.

Essa viagem vai muito além ao explorar uma realidade completamente nova. Ao observar as dúvidas e fraquezas de uma menina de dez anos, passamos a compreender a nossa mente, devido às reflexões que a narrativa nos causa. A animação convida a uma jornada pelo nosso íntimo, que é constantemente testado ao estar em lugares desconhecidos, e como a lealdade de um amigo pode mudar um destino. Um filme do estúdio Ghibli, com trilha sonora de Joe Hisaishi, A Viagem de Chihiro é um convite à busca da própria essência.

Texto: Camila Mathias

Edição: Milena Santiago

Professor orientador: Eduardo Freire

Ficha Técnica

Título Original: Sen to Chihiro no Kamikakushi / Spirited Away

Ano: 2001

Direção e roteiro: Hayao Miyazaki

Gênero: Animação/Fantasia

Duração: 2h2min

Origem: Japão

Um comentário em “[Claquete] A busca pelo autoconhecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s