
Um auditório lotado recebeu João Lira Neto. O jornalista e autor da biografia do ex-presidente Getúlio Vargas participou de um bate-papo com leitores seguido por uma sessão de autógrafos, na noite da última quinta-feira, 29, na Livraria Cultura. Durante a conversa, Lira respondeu perguntas da plateia e comentou o processo de criação e lançamento do livro Da volta pela consagração popular ao suicídio, último volume da trilogia. O evento contou com a presença de historiadores, jornalistas, professores, e chamou atenção pelo público mais jovem na plateia.

O encontro foi apresentado de forma descontraída, devido a relação de Neto com a cidade. “O lançamento oficial foi em São Paulo, mas o segundo lançamento aqui em Fortaleza é muito relevante, pois é o lugar onde eu nasci e tenho grandes amigos”, afirmou o escritor, após dar início à palestra. Ele relatou, ainda, sobre os documentos que foram fundamentais no seu processo de pesquisa para a elaboração da biografia, como as cartas trocadas entre Getúlio e sua filha, Azilra Vargas. O autor afirmou que Azilra foi uma das peças mais importantes para a produção pois, a partir dela, seu contato com a família de Vargas foi estendido.
Os leitores de Lira estavam entusiasmados com o lançamento do livro em Fortaleza. “Eu já venho acompanhando a trajetória dele como escritor. Gosto muito de biografias e de História, e ele faz um excelente trabalho nesse âmbito”, analisou a pedagoga Daniele Aragão. Os amigos do autor também estavam presentes, a fim de prestigiá-lo. “Sou amigo do Lira há trinta anos. Ele estudou na escola técnica comigo, depois nos encontramos na universidade e agora nos encontramos novamente. É uma grande oportunidade encontrá-lo”, afirmou Eduardo Freire, professor de Comunicação Social da Unifor.
Texto: Cidney Sousa