Segunda Guerra rememorada em filmes e livros

wwii243

No marco dos 75 anos da Segunda Guerra Mundial, completados no dia 1º de setembro, o Blog do Labjor revista este episódio histórico — que provocou o desenvolvimento da indústria bélica e um grande número de mortes — com uma seleção de produções literárias e cinematográficas que retratam o acontecimento. As demasiadas consequências que a Guerra trouxe para a conjuntura mundial possibilitaram a análise de fatos e documentos, a fim de reproduzir, em obras relevantes, a discussão sobre o conflito.   

8501089176_F1

LivroDia D: a Batalha pela Normandia – Antony Beevor

Este é o primeiro relato detalhado desta operação que definiu a Segunda Guerra Mundial. Beevor, autor de Stalingrado e Berlim 1945, soube trabalhar com a grande quantidade de informações já conhecidas e ainda apresentar algumas surpresas a respeito deste dia que foi considerado pelos Aliados como um dos mais importantes da guerra.

 

a-segunda-guerra-mundial-historia-e-estrategias-masson-philippe-9788572444675-photo14359799-12-29-37LivroA Segunda Guerra Mundial: História e EstratégiasMasson Philippe

Além de uma cronologia das batalhas e acordos deste sombrio episódio do século XX, Philippe Masson faz uma análise aprofundada do conflito, destacando suas características estratégicas, geopolíticas, logísticas, econômicas e humanas. Esta obra é rica em detalhes sobre a guerra mais importante que a humanidade já vivenciou.

 

imagemLivro – Fim de Jogo, 1945: O Capítulo Que Faltava da Segunda Guerra Mundial –David Stafford

Stafford relata histórias de homens e mulheres notáveis. Entre eles, Robert Ellis, um jovem soldado americano que tenta manter a alma intacta em meio à brutalidade da batalha, lutando em território italiano. Robert Reid, um correspondente de guerra viajando com o exército do general George Patton. Reginald Roy, um soldado canadense que enfrenta bravamente a resistência nazista na costa holandesa e Francesca Wilson, que trabalha na ajuda humanitária e tenta desesperadamente mitigar o sofrimento trazido pela guerra. O livro oferece um panorama pouco conhecido de homens e mulheres comuns da Europa em meados dos anos 40 e da derrota do fascismo.

Filme – O Resgate do Soldado Ryan (1998)Saving_Private_Ryan_poster

O roteiro foi enviado ao produtor Mark Gordon, que o encaminhou a Tom Hanks e finalmente foi entregue a Steven Spielberg, tornando-se o diretor. A premissa do filme é ligeiramente baseada no caso real dos irmãos Niland. Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

20188906.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxFilmeAlém da Linha Vermelha (1999)

Em plena Segunda Guerra Mundial, o resultado do combate de Guadalcanal (Uma batalha travada de agosto de 1942 a fevereiro de 1943 entre norte-americanos, australianos e japoneses), influenciará fortemente o avanço dos japoneses no Pacífico. Então um grupo de soldados americanos é enviado para lá para ajudar as unidades já em batalha. Porém, os soldados conhecem o verdadeiro terror da guerra, mas no meio desse desespero surgem fortes laços de amizade. O filme mostra a visão dos militares naquela arena, e a forma como eles agiram em meio ao caos.

Filme – Pearl Harbor – 2001

19873004.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe (Ben Affleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na força americana onde lutará na batalha em Londres, Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país. O filme mostra em parte a realidade da época, anos muito difíceis, os quais acontecia a tragédia vivida na juventude dos dois garotos.

 

 

Texto: Cidney Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s