Estúdio de “A Viagem de Chihiro” suspende temporariamente suas atividades

Studio_Ghibli_Logo

O Studio Ghibli, empresa japonesa responsável por algumas das animações mais bem sucedidas do cinema em anos recentes, anunciou a interrupção temporária de suas atividades. Hayao Miyazaki,  diretor de clássicos do estúdio, como “A Viagem de Chihiro”, decidiu se aposentar. Ele pode ser considerado o coração do estúdio.

O Studio Ghibli foi fundado em 1985, por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki e seu primeiro filme foi “O Castelo no Céu”, lançado em 1986. Porém, seus grandes sucessos, ambos lançados em 1988, consistiram em “O Túmulo dos Vagalumes” e “Meu Amigo Totoro”, esse último tendo seu personagem principal utilizado como logo da empresa.

Meu Amigo Totoro
“Meu Amigo Totoro”, lançado em 1988.

Em seguida, outros sucessos despontaram, como “O Serviço de Entregas da Kiki”, de 1989, “Porco Rosso: O Último Heroi Romântico”, de 1992 e “Princesa Mononoke”, de 1997. O filme mais bem-sucedido do Studio é “A Viagem de Chihiro”, de 2001, que ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003.

Para Alano Dantas, estudante de Publicidade e Propaganda e apreciador das obras do Studio, é difícil surgir algo do gênero próximo à qualidade dos filmes do Studio Ghibli. “Ninguém reproduz fantasia em filmes como o Studio e Hayao Miyazaki”, comenta. Já Gabriela Rodrigues, também estudante de Publicidade, acredita que a falta de novas produções do Studio será uma perda para o gênero. As histórias têm significados muito ricos e ocultos. Muita simbologia que, de fato, não são direcionados para o público infantil”, explica.

Segundo Toshio Suzuki, numa entrevista para um programa da TV japonesa, o Studio não produzirá novos filmes nos próximos anos por motivos financeiros. Hayao Miyazaki, em entrevista ao site Buzz Feed Entertainment, anunciou o motivo de sua aposentadoria: “O trabalho de animação é uma construção de tijolos e argamassas. E eu senti que eu não seria mais capaz de colocar um tijolo”, declara. O último filme do estúdio foi “Omoide no Marnie”, lançado no Japão ainda esse ano, sem previsão para chegar ao Brasil.

 

Texto: Vitor Lutif

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s