[Claquete] “Aquelas torres vão cair”

claquete-2Na próxima quinta-feira, dia 11 de setembro, contarão 13 anos do ataque ao World Trade Center, nos Estados Unidos. O atentado teve, aproximadamente, três mil pessoas mortas e inúmeros desdobramentos na política mundial.

O documentário 11 de setembro – Imprensa para a Verdade relata o drama de um grupo de pessoas que se uniu a fim de obter respostas sobre o ataque que matou seus familiares. A obra, dirigida por Ray Nowosielski, salienta a dor das Jersey Girls (“Meninas de Jersey”), quatro mulheres que perderam os maridos durante o episódio.

Perguntas referentes às causas e consequências do atentado são recorrentes no filme. O motivo dessa busca por respostas foi a ausência de medidas preventivas, uma vez que os estados norte-americanos não conseguiram antever o atentado para minimizar seus efeitos.

Os políticos, responsáveis pela segurança da população, são apresentados de modo estático em meio ao ocorrido. Tal atitude gerou desconfiança acerca do governo do presidente George W. Bush. Muitos representantes tentaram esclarecer as dúvidas, no entanto, as incertezas eram agravadas.

São exibidos dados e fatos contraditórios ao longo da obra, possibilitando que cada espectador forme suas conclusões. As famílias envolvidas representam dor de um luto transformada em determinação, a fim de buscar a verdade.

Em meio a sofrimento e superação, o documentário aborda uma maneira de buscar informações através de fontes e dispositivos alternativos à grande imprensa, numa conjuntura mundial crítica.

Texto: Camila Mathias

Ficha Técnica

Título Original: 9/11 :Press for Truth

Ano: 2006

Direção e roteiro: Ray Nowosielski

Gênero: Documentário

Duração: 1h 24 min

Origem: Estados Unidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s