Cinema português em debate no XVIII Socine

IMG_2751

Mesa da sessão “Cinema em Português”. Foto: Thais Mesquita

Ampliar a cultura entre universitários com grande interesse em cinema e em temas sociais.  Este foi o tema escolhido pela doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Suely dos Santos Silva, que iniciou a sessão ‘Cinema em Português’ analisando o conhecimento sobre os estudos da Socine. A pesquisa apresentada é resultado da tese  que busca mapear o cinema brasileiro ao estudar a estrutura organizacional da entidade, que reúne pesquisas acadêmicas na produção do conhecimento cinematográfico.

Na sequência, Felipe Augusto de Moraes, mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP expôs sua tese de doutorado baseada no cinema brasileiro e suas possíveis articulações com o teatro no país, no período da década de 1930 até meados dos anos 60, explorando uma figura importante nesse meio teatral e cinematográfico: Chianca de Garcia (1898 – 1983). Seu filme 24h de Sonho recebeu inúmeras críticas por sua proposta de comédia nacional, tanto pelos artistas envolvidos, quanto pela recepção crítica do período. Porém, alegou ser uma comédia sofisticada, refinada.

IMG_2769

Afrânio Cattani, presidente da Socine, durante sua apresentação na mesa. Foto: Thais Mesquita

Há cerca de quatro anos, Afrânio Cattani, o último a falar, aproximou-se do cinema português a fim de apresentar comédias portuguesas em uma publicação. Cattani coordenou a parte brasileira do Diccionario del Cine Iberoamericano, juntamente a outros pesquisadores, analisando e dedicando cerca de 827 verbetes ao cinema português. O debate destacou a separação dos mercados cinematográficos, visando o público português e brasileiro, além da ideia de estabelecer metodologias, criando espaços de reflexão onde é possível trabalhar cinematografias em conjunto.

Texto: Julia Giffoni – Estagiária da AssessoriaNIC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s