Sessão trata de paisagens, ruínas e ambiências nos filmes

Alex Sandro Martoni, Denilson Lopes e Angela Freire Prysthon falam acerca de ambiências cinematográficas Foto - Thais Mesquita

Alex Sandro Martoni, Denilson Lopes e Angela Freire Prysthon falam acerca de ambiências cinematográficas. Foto: Thais Mesquita

A sessão Paisagens, Ruínas e Ambiências foi aberta, na tarde desta quarta-feira, 8, pelo professor Denilson Lopes, da UFRJ, que iniciou a fala sobre o filme “Histórias que só existem quando lembradas”, de 2011, com direção de Júlia Murat. Nele, Lopes diz que as ruínas convidam para o passado e podem significar “o fim do velho e o começo do novo”, ressaltando que elas ainda se encontram sob o signo do desaparecimento onde os personagens se transformam em fantasmas.

A mesa também contou com a presença dos professores Alex Sandro Martoni, da UFF, e Angela Freire Prysthon, da UFPE. Na ocasião, foram feitas análises de alguns filmes baseados no tema proposto. Prysthon retrata sobre “Jackson”, filme que define paisagem como “uma porção de terra que o olho pode compreender à primeira vista” (1984). A professora ressalta que “o cinema está constantemente nos apresentando porções, pedaços de terra, enquadramentos que organizam e modelam nossos modos de compreender, processar e sentir o espaço”.

Ao final, o professor Alex Martoni finaliza relatando sobre a ambiência trazida no filme “A leitura de ambiências em Fausto”, de Aleksandr Sokurov. Ele destaca a presença de uma atmosfera atordoante e analisa cenas do longa, relacionando o espaço com os personagens ficcionais. Para ele, “o evento é uma oportunidade única que os alunos têm para obter contato direto e fazer perguntas para boa parte dos pesquisadores, pensadores e ensaístas do cinema brasileiro”, no qual se torna produtivo a partir do momento em que ele consegue saber o que vem sendo feito em termos de pesquisa de ponta dentro da discussão sobre a teoria do cinema.

Texto: Douglas Pinto – Estagiário da AssessoriaNIC 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s