[Claquete] A busca pela harmonia entre humanos e natureza

Nausicaaposter

Mil anos depois de um evento catastrófico que ficou conhecido como Sete Dias de Fogo, a terra aos poucos começava a se tornar um planeta quase inabitável devido à expansão do Mar Podre, uma floresta tóxica cheia de plantas venenosas e insetos gigantes, sendo que esse último é considerando para os humanos uma ameaça. É nesse cenário que se desenvolve o enredo de Nausicaä do Vale do Vento, do diretor Hayao Miyazaki, que é baseado numa série de mangás do mesmo nome do filme de sua própria autoria.

Nausicaä é uma jovem princesa do Vale do Vento que tenta achar uma forma de convívio dos humanos com os insetos. Para isso, ela vai atrás das soluções dentro do Mar Podre e também para manter uma relação amigável com os Ohmuns, que são lagartas gigantes que destroem tudo o que vêm pela frente, caso alguém cometa alguma reação contra eles, pois não só o Vale do Vento como também outros povos restantes sempre estão atentos em relação a esses insetos. Mas Nausicaä terá que enfrentar opiniões contrárias à sua, e uma delas é a da princesa Kushana, de Torumekia, que busca unir todos os povos para acabar com o “Mar Podre” na base da violência.

unnamed

Percebemos a atitude anti-bélica de Hayao Miyazaki, uma vez que Nausicaä é uma personagem que mostra a possibilidade de resolver problemas usando o diálogo em vez da violência. A obra apresenta uma boa qualidade de animação, surpreendente para a época, além de seu enredo, que traz uma reflexão acerca de ecologia por meio da emocionante aventura pós-apocalíptica.

Nausicaä do Vale do Vento foi o segundo e último filme de Hayao Miyazaki, antes de fundar o Studio Ghibli juntamente a Hisao Takahata, produtor da obra, e a Toshio Suzuki, um dos responsáveis pela criação da série de mangás. O filme também é o primeiro produto da parceria de grande sucesso de Hayao Miyazaki com o compositor musical Joe Hisaishi.

Texto: Vitor Lutif

Ficha técnica:

Título original: Kaze no Tani no Naushika

Ano: 1984

Direção: Hayao Miyazaki

Roteiro: Hayao Miyazaki

Gênero: Animação/Aventura

Duração: 1h 56m

Origem: Japão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s