IDEA: a autoavaliação a seu favor

Sem-Título-1

Neste 28 de outubro, acontecerá na Universidade de Fortaleza (Unifor) a 4ª edição do Índice de desenvolvimento Acadêmico (IDEA). No entanto, é essencial destacar que o objetivo do teste é a possibilidade de autoavaliação e acompanhamento do ganho para o aluno. É importante que o aluno responda conscientemente às questões, evitando arriscar respostas aleatórias — o famoso ‘chute’ — que só dificulta a avaliação dos testes. A identidade dos alunos que farão a prova é secreta, uma vez que todo o processo é feito em máximo sigilo e somente o resultado geral interessa aos gestores dos devidos cursos.

O teste consiste em 60 questões baseadas nas grandes áreas dos cursos e suas competências. “A prova tem três ciclos: básico, intermediário e profissional. Um aluno do primeiro ano está no ciclo básico, por exemplo. Não vou esperar que o aluno desse ciclo consiga fechar a prova, mas que ele faça o que ele souber. Um total máximo que se espera dentro de cada ciclo, seria equivalente a doze questões. Chutar não é a melhor opção, porque o aluno estaria se enganando”. É o que informa a coordenadora do IDEA na Vice-reitoria de Ensino e Graduação (VRGRAD), Alessandra Alcântara.

A avaliação é voltada para que o aluno consiga pensar e desenvolver um raciocínio lógico em cima daquela questão. Cada teste tem um padrão diferente e varia de acordo com o tempo de cada curso. Não se busca fazer uma questão óbvia para saber se o aluno acertou, como também, não se faz questão ‘casca de banana’, propositalmente para enganar. A prova é menor para os cursos tecnólogos uma vez que eles têm apenas dois anos de duração, totalizando um teste com 30 questões.

O projeto do IDEA tem como objetivo criar um índice de qualidade para os cursos de graduação da Unifor em beneficio a todos aqueles que compõem a universidade: professores, coordenadores e alunos. Porem, é necessário que todos façam sua parte da melhor maneira possível.

O que é o IDEA:

O Índice de Desenvolvimento Acadêmico é um teste de progresso que tem como objetivo avaliar o rendimento do aluno, do curso e da instituição de ensino.

Contatos:

Henrique Sá – Vice –reitor de Ensino e Graduação. (85) 3477.3113

Alessandra Alcântara e Janine Braga – (85) 3477.3173

Texto: Gabriel Salcêdo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s