Cinco filmes brasileiros pós-1990 para prestar atenção

Após o declínio quantitativo e qualitativo das produções cinematográficas no governo do ex-presidente Fernando Collor (1990-1992), o cinema do Brasil conseguiu reinventar-se a partir da década de 1990. O professor de Comunicação Social da Unifor e cineasta Glauber Filho indica cinco longas relevantes dos últimos 20 anos.

Céu de Suely (2006)

o ceu de suely

No filme do cearense Karim Aïnouz, Hermila (Hermila Guedes) nasceu e foi criada na cidade de Iguatu, interior do Ceará. Ao descobrir que está grávida do namorado, parte para São Paulo em busca de melhores condições de vida. Tempos depois, retorna para a cidade natal. Ao perceber que o namorado não retornará para Iguatu, Hermila decide rifar seu corpo para conseguir dinheiro. Ótimas atuações da pernambucana Hermila e do baiano João Miguel.

Cidade de Deus (2002)

cidade-de-deus-destaque

Dirigido por Fernando Meirelles, o filme é uma adaptação do livro Cidade de Deus, escrito por Paulo Lins. O enredo retrata o surgimento e desenvolvimento do crime organizado na comunidade Cidade de Deus entre o final da década de 1960 e o início da década de 1980. O longa é estrelado por Leandro Firmino da Hora, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva,Alice Braga e Seu Jorge foi indicado ao Oscar em quatro categorias:  Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

Cinema, Aspirina Urubus (2005)

Cinema-aspirinas-e-urubus

O filme é dirigido por Marcelo Gomes, um dos principais nomes do revigorado cinema pernambucano. Retrata o encontro, em 1942 entre dois homens vindos de realidades diferentes. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão. Eles acabam viajando juntos, vendendo aspirinas e exibindo filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Destaque para a fotografia.

Os Matadores (1997)

matadores

Com direção de Beto Brant, o filme se passa em um bar na divisa Brasil-Paraguai. O enredo é atravessado por histórias de pistoleiros. Atuações destacadas de Chico Diaz, Murilo Benício e Wolney de Assis. A película explora de modo contundente as relações tensas entres as personagens.


Bossa Nova (2000)

bossa-nova

Dirigido por Bruno Barreto, “Bossa Nova” é estrelado por Antônio Fagundes, Alexandre Borges e a norte-americana Amy Irving. Encontros e desencontros amorosos, diferenças culturais e uma trilha sonora baseada no gênero musical que batiza o filme e é símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil no exterior.

Texto: Camila Mathias e Lucas Castro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s