Ecologia é tema de programa na TV Unifor

logo

Produzido por alunos do curso de Jornalismo da Unifor, o Pense Verde é um programa sociocultural que tem como objetivo educar os telespectadores com dicas de preservação do meio ambiente. Exibido na TV Unifor desde 2010 e na TV Diário a partir de 2013, o programa volta-se para assuntos como sustentabilidade, meio ambiente, ecologia e responsabilidade sociocultural. Dividido em três blocos, propõe-se a atingir o público em geral.

Hoje, três quadros são exibidos dentro do programa: o “Tá na Lei”, o “Dica Ecológica” e o “Vai Dar Praia”. Abordando temáticas como reciclagem, reaproveitamento de materiais, transportes alternativos e plantio de árvores, o programa apresenta ao público uma programação leve, mas com informações relevantes.

 Atualmente, a equipe conta com quatro estagiários. São eles: Helder Sossa, Edinardo Coelho, Tatiana Soares e Monique Enéas. O trabalho dos repórteres e produtores é supervisionado e orientado pela professora Janayde Gonçalves.

 

Quadros

 Tá na Lei – É um espaço para esclarecer leis ambientais relacionadas a desmatamento, tráfico de animais silvestres, queimadas e o que atentar contra a natureza. Para isso, o quadro conta um advogado ou demais profissionais que tenham propriedade para falar sobre o assunto. Geralmente, são convidados como fontes os professores do curso de Direito da Unifor.

 Dica Ecológica –  Discute a importância da reciclagem, da coleta seletiva, de como usar a água de maneira consciente e sustentável. É utilizada uma linguagem mais interativa, onde dicas de como preservar, cuidar, reutilizar sem agredir a natureza são oferecidas.

 Vai dar Praia – Indica praias dentro ou fora de Fortaleza que, segundo o boletim de balneabilidade da SEMACE, estão apropriadas para o banho.

 

 Experiência única

10799255_505401152895927_1139663484_n

Helder, durante a gravação do programa. Foto: arquivo pessoal

Helder Sossa, estudante do sétimo semestre de Jornalismo e atual apresentador do programa, afirma que é recompensador vivenciar experiências à frente do programa e transmitir isso para o espectador. “Uma grande responsabilidade que se transformou em uma grande satisfação e um aprendizado para a vida toda. Antes de entrar na equipe do Pense Verde, eu estava fazendo reportagens no Jornal Unifor Notícias, um formato de telejornalismo bem diferente do que estou agora”, explica. Para Helder, o reconhecimento do trabalho tem sido gratificante. “Nas redes sociais, o retorno do público em relação ao programa tem sido bastante positivo”, ressalta.

O programa tem duração de trinta minutos e vai ao ar aos sábados, às 9:30 da manhã, e é reprisado todas as sextas, no canal 22. Os programas anteriores são disponibilizados no canal do Pense Verde no Youtube e divulgados na fanpage.

 

Texto: Gabriel Borges e Ellen Marnie

 

 Chamada do programa deste sábado, 8 de novembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s