Professor Batista de Lima é premiado pela Academia Cearense de Letras

1458471_899078460105165_8776534937070579115_n

Foto: Divulgação

O Salão Spazzio, no hall do Hotel Gran Marquise, Beira Mar, foi palco da 17ª edição do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, na noite do dia 4 de novembro. Na festa de entrega, o destaque do evento chamou pelo nome de José Batista de Lima, reconhecido como um dos maiores escritores da literatura cearense na contemporaneidade, laureado pela segunda vez – em categorias distintas – com o tradicional diploma da cerimônia.

Vencedor em 2001, na categoria Contos com o livro Janeiro é o mês que não sossega, Batista de Lima, docente da Universidade de Fortaleza (Unifor), voltou a triunfar na premiação após 13 anos. Agora, na categoria Poesia, o professor e escritor concorreu com o sua produção Conserto para espantos. “Foi uma surpresa grande, pois não acreditava na minha poesia. Além do que, concorri com outras 11 obras, e assim mesmo os cinco jurados decidiram pelo meu livro. Acredito que essa premiação é um sinal de que minha mensagem poética deve continuar, e também significa que estão me lendo”, comenta. Famoso pelos contos, Batista não esconde sua predileção pela poesia. “Ocorre que o conto é algo externo, ao passo que a poesia é a exposição do íntimo, daí a minha satisfação”, discorre.

Além da premiação em dinheiro, aos vencedores serão reservados benefícios de 40% no orçamento da edição das obras, a cargo dos realizadores do Prêmio Osmundo de Literatura. O evento é uma parceria do Grupo Marquise e Banco do Nordeste, com a Academia Cearense de Letras.

Texto: Jefferson Passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s