Cinco filmes para assistir no Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado nesta quinta-feira, 20 de novembro, como forma de rememorar a morte de Zumbi dos Palmares — personalidade que representa a luta e resistência dos negros em combate ao preconceito racial no período colonial brasileiro. O Blog do Labjor listou cinco obras cinematográficas que discutem o tema e propõem uma reflexão acerca do racismo em distintos períodos históricos e suas incontáveis vítimas.

Conduzindo Miss Daisy

conduzindo miss daisy

Dirigido por Bruce Beresford, esse longa conta a história entre a senhora Daisy Werthan (Jessica Tandy) e seu motorista afro-americano Hoke Coleburn (Morgan Freeman), contratado para conduzi-la depois que ela quebra seu carro. A princípio, senhora Daisy se mostra relutante e preconceituosa, mas com o decorrer do tempo, a personagem quebra suas barreiras sociais e sua relação com o personagem de Morgan Freeman passa a crescer. Em 1990, o filme foi indicado a ganhou quatro Oscars, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Atriz.

A Outra História Americana

outra historia americana

Esse filme de 1998, marcado por uma narrativa não linear e por excessiva violência gráfica, foi dirigido por Tony Kaye e mostra a trajetória de dois irmãos americanos que se envolvem com uma gangue neo-nazista e passam a cometer crimes de ódio. A mensagem do filme é passada de forma forte principalmente pelas cenas extremamente realistas e pela atuação de Edward Norton.

Histórias Cruzadas

THE HELP

Adaptado do best-seller “The Help”, esse longa de 2011 dirigido por Tate Taylor conta a história da aspirante a escritora, Eugenia Phelan (Emma Stone) e sua relação com duas empregadas afro-americanas, Aibileen Clark (Viola Davis) e Minny Jackson (Octavia Spencer) num contexto de extremo racismo nos Estados Unidos. A personagem de Emma Stone decide escrever um livro expondo as vidas de várias empregadas negras enquanto oprimidas e vítimas do preconceito. O filme foi indicado a quatro Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

Amistad

amistad

Com direção de Steven Spielberg e baseado em eventos reais, Amistad relata a história de um grupo de escravos africanos que se rebelam e tentam tomar controle do navio onde estão aprisionados. Sem sucesso, eles são levados para os Estados Unidos e lá são feitos prisioneiros. A partir daí, se inicia, uma luta pela liberdade e pela igualdade de direitos. O longa foi indicado a quatro Oscars.

12 Anos de Escravidão

12 anos de escravidão

Esse filme, dirigido por Steve McQueen, conta a história de Solomon Northup, um afro-americano nascido livre, violinista, casado e pai de duas crianças, que em 1841 é sequestrado e vendido para a escravidão. A película expõe sua trajetória de 12 anos enquanto escravo de famílias abusivas e racistas, até o momento de sua liberdade. O longa foi indicado a nove Oscars e ganhou três, incluindo o de Melhor Filme.

Texto: David Nogueira

Um comentário em “Cinco filmes para assistir no Dia da Consciência Negra

  1. Indicaria também o documentário do canal BBC, “Racism – A Story”, para compreender a naturalização do racismo através de seu fator histórico. Ele foi dividido em três partes e encontra-se disponível na íntegra no youtube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s