[Claquete] A selvageria da imaginação

Where the Wild Things Are

claquete-2Onde Vivem os Monstros é um filme americano dirigido e roteirizado por Spike Jonze, lançado em 16 de outubro de 2009. Adaptado do livro infantil “Onde Vivem os Monstros”, de Maurice Sendak, e recebido de forma positiva pelo público e pela crítica especializada, o longa retrata de forma sensível a relação de uma criança de nove anos com sete monstros e a delicadeza da infância e da imaginação que ela retrata.

Max é um garoto solitário, filho de pais divorciados, que depois de um dia cheio de frustrações – incluindo a descoberta da eventual morte do sol – foge de casa e se depara com uma lagoa e em sua margem, um pequeno barco. O garoto adentra no meio de transporte e chega a uma ilha, que logo ele descobre ser habitada por sete criaturas monstruosas. Entretanto, os monstros se mostram simpáticos, inteligentes e amigáveis e não demora para que Max construa com eles uma relação de companheirismo e afeto, além de se tornar “rei” daquelas terras e viver dias cheios de “selvageria” com seus nativos.

monstros2

Apesar de ser adaptado de uma obra infantil, Onde Vivem os Monstros é um conto que permite diálogo com pessoas de todas as faixas etárias, pois conta de forma lúdica a história de um garoto que é vítima de um lar infeliz e encontra na própria imaginação uma saída da triste realidade em que vive. A ilha que Max descobre e explora ao longo da obra é uma metáfora para seu refúgio mental; os sete monstros representam as facetas da personalidade do garoto, que vive em conflito consigo mesmo e com o mundo exterior.

Por representar de forma simbólica e nostálgica toda a imaginação que é produzida na infância e o lado mais livre que existe dentro de cada pessoa, o filme torna possível a identificação com crianças e adultos. Onde Vivem os Monstros é, acima de tudo, uma fábula que aborda o aspecto selvagem intrínseco a todo ser humano, que nasce na ingenuidade da infância e permanece adormecido até a fase adulta.

Texto: David Nogueira 

Ficha Técnica:

Título: Onde Vivem os Monstros
Direção: Spike Jonze
País: Estados Unidos
Gênero: drama, fantasia
Duração: 1h44min

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s