[Claquete] Além do que há na memória

brilho2

 

claquete-2Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças é um filme de drama estadunidense, dirigido por Michel Gondry e com roteiro de Charlie Kaufman. O longa conta a história de um casal, Clementine e Joel, que se conhecem e constroem juntos uma conturbada e romântica narrativa. Quando a situação de seu relacionamento parece sem solução, Clementine decide apagar Joel de sua memória por meio de um procedimento médico experimental, eliminando-o completamente de sua vida.

Com elementos de ficção científica, a trama se inicia narrada por Joel, um homem solitário e introvertido que, certo dia, sem motivo aparente, decide mudar sua rotina indo a Montauk, em vez de ir ao trabalho. Na viagem de volta, Joel conhece Clementine, uma mulher enigmática que começa uma conversa com ele no trem. Os dois iniciam um romance sem saber que, na verdade, haviam vivido uma história de amor no passado.

O enredo é centrado no processo de remoção de tudo que é relacionado a Clementine da memória de Joel que, ao descobrir que sua namorada realizou o procedimento a fim de apagá-lo de sua vida, decide fazer o mesmo. No decorrer da remoção, Joel revive todos os momentos ao lado de Clementine. Ao vê-la desaparecer de suas lembranças a cada memória revivida, Joel desiste de esquecê-la e entra numa busca incessante de encerrar o procedimento, adentrando em memórias profundas de sua infância e adolescência que não a envolvem.

O filme mostra os diferentes estágios de um relacionamento desgastado. Nas cenas revividas pelo protagonista, há momentos de amor, felicidade, cumplicidade, como na famosa cena em que o casal se deita no gelo em Montauk, observando as estrelas. Porém, há também momentos de monotonia, de brigas e de discussões, obstáculos que surgem no decorrer das relações interpessoais. Isso é evidenciado no sentimento de tédio e de aprisionamento vivenciado por Clementine nas reclamações de Joel, que afirma não conhecê-la realmente. A obra aborda profundamente os defeitos de cada personagem: seus medos, neuroses, incertezas.

O realismo encontrado na história nos causa identificação com os personagens principais, nos remetendo às dificuldades enfrentadas no convívio cotidiano com as pessoas ao nosso redor. A trama também exibe momentos de fuga da realidade, como no retorno de Joel à infância, tomando banho na pia de lavar louças, se escondendo da mãe debaixo da mesa, relembrando sentimentos contidos em memórias antigas.

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças ganhou o Oscar na categoria melhor roteiro original em 2005. Além disso, recebeu indicação na categoria melhor atriz (Kate Winslet). O longa também recebeu o prêmio BAFTA, do Reino Unido, nas categorias melhor montagem e melhor roteiro original e quatro indicações ao Globo de Ouro.

Texto: Ellen Marnie

Ficha técnica

Título original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind

Ano: 2004

Direção: Michel Gondry

Roteiro: Charlie Kaufman

Gênero: Romance/Drama

Duração: 108 min

Origem: Estados Unidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s