Cinco dicas para aperfeiçoar suas fotos em dispositivos móveis

IMG_1820

Foto: Debora Tomasi

O uso da fotografia para registrar momentos do cotidiano tem se tornado comum com o uso frequente das redes sociais. Um privilégio que antigamente pertencia apenas aos fotógrafos e suas câmeras profissionais, hoje está cada vez mais difundido devido à tecnologia dos dispositivos móveis. O blog do Labjor conversou com o professor Jari Vieira, que atualmente ministra as disciplinas Fotografia I e II. Em 2013, Jari participou de uma exposição fotográfica na qual todas as suas fotos exibidas haviam sido capturadas pela câmera de um celular. O professor listou cinco dicas para aprimorar essa técnica.

Segurar o celular com as duas mãos

Pelo fato de o celular ser leve, as pessoas estão acostumadas a segurá-lo só com uma mão. O problema é que o mecanismo de captura de imagem de um celular é normalmente mais lento que do que o de uma câmera. O simples ato de pressionar o botão com o dedo já faz que o celular se mova e a foto fique tremida”.

Tocar na tela antes de tirar a foto

O mecanismo de regulagem de um celular é muito limitado. Ele praticamente não permite o acesso a funções como o obturador, diafragma e ISO. Entretanto, existem outros artifícios que ajudam a clarear ou escurecer a foto. Se na imagem do celular aparecem lugares com sombra e outros com a luz do sol e, ao tocar na parte sombreada, o aparelho entenderá que você deseja clarear aquela parte. Da mesma forma que, se tocar nas partes claras, a câmera escurecerá o local selecionado”.

Ter um bom aplicativo de edição de imagens

O celular possui funções muito restritas de luz, contraste e saturação. Vale a pena possuir esse tipo de aplicativo. Existem vários, mas o que mais me agrada é o Câmera+. Após tirar a foto, eu tenho a opção de reenquadrar, clarear ou escurecer a foto”.

Nem toda foto precisa de reparos

Fazer ajustes, mas só se necessário, se for para visualmente melhorar a imagem. Não exagere, nem ache que toda fotografia precisa de retoque. Isso parte da sensibilidade do fotógrafo”.

Não pense muito se deve ou não fotografar

Fotografe sempre que achar algo interessante visualmente, sem pensar muito se deve ou não fotografar. Na dúvida, fotografe. O celular facilitou bastante, estamos com ele o tempo todo e, consequentemente, com uma câmera também. Não precisamos mais perder nenhum momento nos dias de hoje”.

Texto: Gabriel Borges

Colaboração: Matheus Facundo

Um comentário em “Cinco dicas para aperfeiçoar suas fotos em dispositivos móveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s