Abrigo ajuda jovens na luta contra o câncer

DSC_0238.jpgaaa (1)

O Lar Amigos de Jesus é uma instituição sem fins lucrativos que visa apoiar crianças e adolescentes na luta contra o câncer. O abrigo foi criado em 1987, devido à necessidade de abrigar os pacientes durante o período de tratamento.

Numa visita a um hospital da capital, a Irmã Conceição Dias, atual presidente da entidade, percebeu a necessidade de se criar um local que pudesse abrigar crianças e jovens. Com um grupo de amigos, fundou o abrigo para receber crianças de 0 a 12 anos.

Em 2009, devido a uma série de problemas, o lar passou por algumas mudanças. Nesse período, trocou-se a gestão e o nome do abrigo, que passou a se chamar “Lar Amigos de Jesus”.  Irmã Conceição relata que hoje todos os problemas foram sanados e, no momento, a casa está passando por uma ampliação que visa aumentar o número de pacientes que podem ser recebidos.

A instituição conta com 14 suítes e 74 leitos. Com a reforma, mais dois quartos estão a disposição das crianças e seus familiares. O lar recebe jovens de 0 a 18 anos de vários estados brasileiros, que são encaminhados por hospitais ou já estão cadastrados em tratamento pelo SUS. O paciente deve obrigatoriamente ser acompanhado de um responsável.

Diversas ações são realizadas para oferecer o melhor acolhimento possível para esses jovens. Além de contar com reforço escolar, tratamento odontológico e oftalmológico, atividades de lazer como oficinas de arte, festividades e passeios também são oferecidas. “Aqui é uma instituição que tem a missão mais linda do mundo: fazer com que essas crianças tenham autoestima e vontade de viver. O que o hospital ajuda com medicamentos, nós ajudamos com injeção de otimismo”, ressalta a presidente. Para Rosangela dos Santos, mãe de uma das crianças que passa pelo tratamento, o Lar Amigos de Jesus é como sua própria casa.

Em média, passam pelo abrigo 150 crianças por mês, que são mantidas por meio de doações. Alimentos, materiais de limpeza, roupas, brinquedos, cupons fiscais e materiais recicláveis podem ser doados. Além da ajuda financeira o lar também está aberto para receber os mais diversos tipos de apoio. Hoje, cerca de 70 pessoas contribuem realizando trabalho voluntário.

Endereço: Rua Ildefonso Albano, 3052.

Horários de visitação: 8h às 10h30; 14h às 16:30.

Texto: Gabriel Borges

Foto: Debora Tomasi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s