O carnaval da cidade

pre-carnaval

Para quem foge da tradicional festa carnavalesca comemorada no litoral cearense, a cidade de Fortaleza oferece uma programação variada, desde os clássicos bloquinhos — para pular ao som de marchinhas — a opções culturais, como shows, teatro e cinema. Quem não vai viajar não precisa ficar longe da folia.

Shows e desfiles

Na sexta, 13, as primeiras atrações começam a se apresentar em solo cearense. O Aterrinho da Praia de Iracema recebe Tarcísio Sardinha a partir das 19h. O Bloco Luxo da Aldeia fecha a noite.

No sábado, 14, o rapper Criolo sobe ao palco do Aterrinho às 21h. O repertório contará com músicas do novo álbum “Convoque Seu Buda”, além de composições já conhecidas do público, como “Não Existe Amor em SP” e “Subirusdoistiozin”.

A atração principal da noite de domingo, 15, também no Aterrinho da Praia de Iracema, será a cantora Karol Conká. A Avenida Domingos Olímpio receberá, a partir das 15h30, o tradicional desfiles de Maracatus.

A programação da segunda-feira, 16, contará com o Bloco Luxo da Aldeia no Mercado Pinhões, apresentação da cantora Roberta Sá no Aterrinho, além de desfile de blocos e cordões na Avenida Domingos Olímpio.

No último dia de Carnaval, terça-feira, 17, o Aterrinho festejará ao som do Bloco Sargento Pimenta, que mistura ritmos percussivos e canções clássicas dos Beatles. Afoxés e escolas de samba ocuparão a Avenida Domingos Olímpio. No Passeio Público, das 9h30 às 11h, será palco de um baile infantil.

202839703d25dc6ece237d5da52dd6d0

Fuxico no Dragão

Música, performances e uma feirinha com vinte jovens expositores em design, moda, produtos terapêuticos e gastronômicos agitam as tardes de domingo do Centro Dragão do Mar. Dia 15 de fevereiro, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar.

cidade

II Festival Internacional de Violoncelos em Folia

O evento que acontecerá em Fortaleza consiste na versão brasileira do festival Violoncelles en Folie, iniciado em Briançon, França. À frente da direção do festival — que aconteceu no verão de 2006  foi do violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon. A versão brasileira, também dirigida por Lage, segue a mesma linha de reunir praticantes e apreciadores do violoncelo, além de oferecer ao público concertos nacionais e internacionais de qualidade.

A abertura será no sábado de Carnaval, dia 14, às 17 horas, no Estoril. No domingo, 15, o festival apresenta concerto de professores e convidados às 20h, no Anfiteatro de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na segunda-feira, 16, às 16h30, a Orquestra de Violoncelos do Festival se reunirá num ensaio aberto, no Estoril. Alunos e professores se apresentarão na terça-feira, 17, às 18h.

Foto Cinema Dragão

Teatro e Cinemas

No Centro Dragão do Mar, dois espetáculos estarão em cartaz durante o período do Carnaval. “Imagens do sagrado – Bilma”, protagonizado por Eliana Carneiro, intérprete e criadora carioca. O espetáculo de dança e teatro estará em cartaz nos dias 13, 14 e 15 às 20h, no Teatro Dragão do Mar.

Eliana Carneiro também realizará uma oficina gratuita, “O Sagrado no Corpo e na Dança”, no dia 12, às 15h, no Teatro Dragão do Mar.

O Cinema do Dragão também terá programação especial nesse Carnaval. Estarão em cartaz os indicados ao Oscar “Dois dias, uma noite”, “Grandes olhos”, “Whiplash” e “Foxcatcher”, este último com pré-estreia no domingo, 15.

O Teatro Via Sul Shopping será palco do espetáculo “Tô grávida!”. Com Paulo Vilhena e Fernanda Rodrigues no elenco, a comédia romântica chega em Fortaleza para curta temporada. Sucesso no Rio e em São Paulo, as sessões acontecem sábado, 14, às 21h, e domingo, 15, às 20h.

Selma — Uma Luta Pela Igualdade” é uma das atrações nas telonas nesse carnaval. A cinebiografia do protestante e ativista social Martin Luther King Jr (David Oyelowo) acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas. As manifestações que ocorreram em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, buscavam direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

Texto: Gabriel Borges

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s