Espaço Cultural recebe obras de Beatriz Milhazes

1381674768474.cached

Na noite da última quinta-feira, 26, o Espaço Cultural da Unifor inaugurou a exposição inédita Coleção de Motivos, que conta com 50 obras do acervo da artista plástica Beatriz Milhazes e curadoria de Luiza Interlenghi. A seleção reúne colagens, pinturas e gravuras em formas frequentemente circulares, junto a listras, flores e arabescos, que compõem um movimento constante e quase psicodélico.

Milhazes é considerada um expoente da arte contemporânea brasileira, além de ser prestigiada internacionalmente. Suas obras fazem parte de coleções em espaços como o MoMa, o Guggenheim e o Metropolitan Museum of Art, todos localizados na cidade de Nova Iorque.

Sobre a mostra na Universidade de Fortaleza, a artista explica que o interesse de organizá-la surgiu ao considerar o acervo da Fundação, constituído por algumas de suas obras. “Tivemos dificuldade para definir qual seria a melhor maneira de reunir os quadros na exposição, uma vez que tenho trabalhos espalhados em muitos lugares do mundo. Verificamos, então, que o elo constado nas obras eram os motivos, técnica que venho desenvolvido desde o final de 1989”, comenta.

A composição obtida pela sobreposição de cores e motivos transportada para a tela não apresenta, de forma contraditória, alguma espessura. O olhar do espectador é levado a percorrer as imagens e a acompanhar a riqueza gráfica e cromática presente nos quadros, que representam as principais referências da artista.

A aluna de Jornalismo Claudia Cabral, observadora da mostra, conta que ficou fascinada com os motivos usados na coleção. “O que me deixou mais impressionada foi ver de perto a textura dos quadros, porque até então eu só tinha visto pelo computador. Nessa era de artes gráficas, eu nem me dei conta do processo para fazer isso a mão. A ideia de movimento também é muito interessante, só dá pra entender vendo de pertinho mesmo”, assegura.

Texto: Milena Santiago

Serviço

Beatriz Milhazes – Coleção de Motivos
Visitação: 27 de fevereiro a 24 de maio de 2015
Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz)
Aberto ao público
Mais informações: 3477 3319

 

Confira a matéria da RádioNIC sobre a exposição:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s