[PERFIL] Adísia Sá: quebra de paradigmas

d4c12ab287d1a3b6e17dc577f7435c2b

Adísia Sá nasceu em 1929, no município de Cariré, mas logo cedo seguiu com os pais para Fortaleza em busca de melhor qualidade de vida. Dentre suas inúmeras ocupações, destaca-se a atuação como a primeira mulher jornalista no Ceará. Aos 85 anos, Adísia é a representação feminina de força e quebra de paradigmas.

Filósofa por formação, também foi escritora, professora e repórter policial. Iniciou sua carreira jornalística no Gazeta de Notícias em 1955, numa época em que as redações dos jornais eram ocupadas apenas por homens. Anos depois, Adísia ajudou a fundar, na Universidade Federal do Ceará, o primeiro curso de Jornalismo do Estado.

Adísia sempre foi uma mulher visionária: em busca de sua independência, sempre estudou e trabalhou bastante. Apontada como transgressora e rebelde, nunca casou ou teve filhos. Seu comportamento causava estranhamento, principalmente numa época em que todas as moças deveriam casar e constituir uma família tradicional.

De forma espontânea, Adísia Sá reconheceu em uma palestra, promovida por alunos da Unifor, a importância da escolha certa em relação à profissão. “Se eu não fosse o que sou hoje, seria infeliz”, completou. Segundo ela, é preciso garra e determinação para atingir seus objetivos.

A jornada de Adísia é vista com muita admiração pelos cearenses, devido à ruptura com as limitações de gênero impostas por uma sociedade patriarcal. Sua trajetória demonstra a força e a importância das mulheres na história do Ceará e do Brasil. Desde 2013, a Associação Cearense de Imprensa (ACI) está sob seu comando, prova de que o desejo da jornalista de servir à sociedade não se extinguiu.

Texto: Lucas Castro

Confira a matéria da RádioNIC:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s