[Claquete] Erin Brockovich: a força da mulher e a perseverança em seus ideais

Erin-Brockovich-Uma-Mulher-de-Talento

claquete-2Baseado em uma história real, o filme Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento, ganhador do Oscar de Melhor atriz com Julia Roberts como a própria Erin Brockovich, narra a história da ativista que lutou contra uma empresa de energia e gás no estado da Califórnia. 

No decorrer do filme, conhecemos uma mulher guerreira, mãe solteira de três filhos que batalha para conseguir dar uma melhor vida às suas crianças, tentando conciliar sua vida profissional com a afetiva e a maternidade. Ao confrontar-se, junto ao advogado Ed Masry, com grande empresa PG&E, ela vai conhecer a fundo todos os moradores de Hinkley. Sensibilizada pela situação dos habitantes, passa a ajudá-los no embate contra a empresa que contamina a água do povoado com o cromo-hexavalente.

O filme aborda a força e a coragem de uma mulher comum, com todos os empecilhos impostos por uma sociedade que exige boa aparência para qualificações profissionais. O filme desmistifica a figura feminina como sexo frágil e glorifica em Julia Roberts o papel de uma mulher que luta pelos seus ideais e suas convicções para defender outros.

Erin identifica-se com as mães do povoado e este envolvimento demonstra a benevolência e a força da personagem, que ocupa um lugar “colorido”, contrapondo-se ao cinza dos ternos e gravatas que compunham as cenas dos tribunais. Além disso, ela colabora para desconstruir a seriedade, sem diminuir a sua importância, num ambiente onde a linguagem jurídica que os advogados usavam era predominante. Sem meias palavras, Erin e Julia conquistam, de fato, seus espectadores.

O filme foi indicado cinco vezes ao Oscar, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original. Também recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro como Melhor Filme Dramático, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz em Filme Dramático.

 

Texto: Pedro Motta

Ficha Técnica

Título: Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

Direção: Steven Soderbergh

Elenco: Julia Roberts, Albert Finney, Aaron Eckhart

País: Estados Unidos

Gênero: Drama e biografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s