[PERFIL] A ousadia e intensidade de Kalu

1606951_697923936925202_1068907700_n

Carmen Luisa Chaves Cavalcante ou simplesmente Kalu. Nascida em Fortaleza, no ano de 1971, viveu parte de sua infância no casarão de seu tataravô, o Barão de Camocim, no centro da capital cearense. Kalu leva consigo bases familiares bem opostas: suas raízes vão da França ao cangaço nordestino. Apesar das dificuldades de viver entre esse dois mundos, ela concorda que muito de sua personalidade veio dessa divergência cultural.

Apaixonada pela diversidade humana, Kalu buscou uma formação ligada às Ciências Sociais, aliada ao desejo de cursar Antropologia. Devido à ausência do curso em nossa cidade, optou por Jornalismo. Apesar da formação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), nunca se identificou de fato com a profissão. Foi nesse período de formação acadêmica que ela viveu uma das maiores aventuras de sua vida: viajar durante três meses como mochileira pelo Oriente. Nessa viagem, ela pôde realizar o sonho de conhecer a Índia, país cuja cultura sempre lhe causou interesse.

Viveu por nove anos na cidade de São Paulo, onde concluiu seu doutorado na PUC- SP em Comunicação Semiótica. Ao retornar para Fortaleza, começou a lecionar na Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi a primeira professora do curso de Publicidade e Propaganda da universidade e ajudou na criação do curso de Jornalismo na instituição. Em 2012, viveu mais uma grande experiência: teve a oportunidade de passar 35 dias com os nativos do Xingu, momento marcante em sua vida por viver tão de perto a realidade indígena — cultura que também sempre nutriu fascínio.

Kalu se define como intensa e, de certa forma, exagerada. Sua vida demonstra ousadia, luta e força de vontade para alcançar todos os seus sonhos e objetivos. Acredita na força da mulher e torce para que uma data tão importante como o dia 8 de março não se torne apenas mais uma data comercial, e, sim, uma data de consciência e respeito à configuração feminina em nossa sociedade.

Confira o programa da RádioNIC sobre a professora Kalu:

Texto: Gabriel Borges

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s