[PERFIL] A delicadeza e a força do balé de Mônica Luiza

monica

A dança é uma arte presente na vida de Mônica Luiza desde sua infância. Bailarina, coreógrafa e professora, Mônica é, atualmente, dona de duas escolas de balé, onde faz questão de transmitir todo seu conhecimento e habilidade para novos artistas. Seus 48 anos de carreira são preenchidos com experiência, bagagem cultural, disciplina e muito aprendizado.

Mônica faz parte de uma família constituída por artistas e sua relação com o balé começou cedo. Aos sete anos, foi matriculada pelos pais na escola de Hugo Bianchi — renomado bailarino brasileiro. Contudo, sua iniciação no balé não foi fácil. Mônica, por ser filha única, era mimada e indisciplinada, o que a fez encarar dificuldades ao se deparar com a rigidez deste estilo de dança. No entanto, Mônica logo se acostumou e percebeu que balé era sua grande paixão em forma de arte.

Aos 16 anos, a bailarina mudou para o Rio de Janeiro e, desde então, vem se dedicando com afinco à dança. Na capital fluminense, estudou com Tatiana Leskova — uma importante bailarina russa — e chegou a prestar vestibular para Letras. Anos depois, ela retornou à  Fortaleza e aqui se estabeleceu para se tornar professora.

Atualmente, Mônica divide a coordenação de duas escolas com seu marido e sua filha. O corpo docente das academias é formado basicamente por ex-alunos, considerados por Mônica como filhos. Além disso, ela costuma receber crianças com baixo poder aquisitivo e oferece bolsas, pois acredita que talentos não devem ser desperdiçados. Mônica é um misto de doçura, sensibilidade e rigidez, representando o balé e, principalmente, a figura feminina.

Texto: David Nogueira

Confira o perfil da bailarina na matéria feita pela RádioNIC:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s