[Foca Nessa] Mídia Interativa desenvolve aplicativo de combate à violência contra a mulher

11040255_801264689952705_469890281_n

O aplicativo Evisu é um projeto de parceria entre Unifor e UFRJ,  com o objetivo de reunir informações acadêmicas sobre o enfrentamento à violência sexual contra a mulher. Consiste em um estudo comparativo dos índices de violência entre Fortaleza e Rio de Janeiro, com interface interativa que informa estatísticas.

O Evisu é o único aplicativo existente desenvolvido para o combate à violência contra mulheres e destinado especificamente a profissionais, gestores, professores, pesquisadores e estudantes das áreas da Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, Direitos Humanos e outras que atuem com tema.

11047100_801264706619370_1269842808_n

O dispositivo também oferece estudos e pesquisas sobre políticas públicas, meios de proteção à mulher vítima de violência sexual, normas técnicas, redes de serviços, grupos de pesquisa em todo o Brasil, eventos, congressos e sites nacionais e internacionais acerca do tema. Os responsáveis pelo desenvolvimento deste aplicativo foram: Laboratório de Inovação do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) e Mídia Interativa (MIN) do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC), da Universidade de Fortaleza.

Atuação do NIC no desenvolvimento

A Unifor proporcionou a realização do aplicativo, tendo a parte de programação ministrada pelo NATI e a parte do design administrada pelo Mídia Interativa NIC. O papel do Mídia Interativa NIC elaborou o design do aplicativo, a elaboração da identidade visual, além de desenvolver os ícones e interfaces do aplicativo.

Quando a professora Ludmila Fontenele, da UFRJ, nos procurou, o projeto técnico do aplicativo, sob a coordenação do NATI, estava bem avançado. Precisavam, no entanto, que o projeto tomasse forma, e foi o que fizemos. Foi importante desenvolver um design intuitivo e uma identidade visual que se comprometesse com um propósito tão desafiador quanto o enfrentamento à violência sexual contra a mulher”, declara Arthur Gadelha, estagiário sênior e designer do Mídia Interativa NIC.

Texto: Matheus Facundo e Milena Santiago

Ficha técnica

EVISU

Desenvolvedor: NATI e Mídia Interativa NIC

Ano: 2015

Plataforma: iOs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s