[Claquete] Ida: a fotografia da autodescoberta

Ida foto claquete

Vencedor do Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 2015, Ida, dirigido pelo polonês Pawel Pawlikowski, nos convida a transitar entre dois extremos: a atmosfera pudica do convento e a rotina da vida mundana.

Anna (Agata Trzebuchowska) está prestes a se tornar freira, e antes da confirmação de seus votos lhe é incumbida a missão de passar uma temporada com Wanda (Agata Kulesza), sua tia e única parente viva. Ao entrar em contato com o novo mundo, a jovem caminha por entre descobertas de seu passado: seu nome verdadeiro é Ida, sua etnia é judia e seus pais foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial.

A partir daí, a película toma como eixo uma espécie de road movie em que as duas personagens imergem na busca do lugar onde estão os restos mortais dos pais de Ida, o que estreita cada vez mais a relação entre elas, e por outro lado evidencia as discrepâncias de seus olhares e ações sobre a vida, como na cena do quarto de hotel na qual a embriaguez e o desbocamento da tia ofendem a sobrinha que toma a bíblia das mãos de Wanda com furor.

A fotografia em preto e branco, além do velho formato de tela 4:3, cria uma aura dramática e de antiguidade. Todas as cenas são importantes, devido à concisão do filme em 80 minutos. O enquadramento das personagens é mantido na parte de baixo da tela por quase todo o filme, o que demonstra inferioridade em relação aos acontecimentos que as rodeiam. As sensações que as falas e as expressões propõem, muitas vezes causam desconforto.

A transição entre dois mundos experimentada pela protagonista a conduz por uma jornada de autodescoberta que se dá pelo seu encontro com o prazer carnal e as drogas lícitas, coisas completamente estranhas ao seu mundo.

Texto: Andreza Reis e Lucas Castro

Ficha técnica

Título Original: Ida

Ano: 2014

Direção: Pawel Pawlikowski

Roteiro: Pawel Pawlikowski/ Rebecca Lenkiewicz

Gênero: drama

Duração: 81 min

Origem: Polônia

Trailer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s