Cinco projetos sociais oferecidos pelo Nami

53004679

Local de funcionamento do Nami

Fundado em 1978, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) foi o primeiro centro de extensão criado pela UNIFOR. Com o propósito de unir estudantes da área da Saúde para a realização de atendimentos médicos primários, o Nami auxiliava a população da comunidade do Dendê. Atualmente, o núcleo disponibiliza serviços de natureza secundária e até alguns mais complexos, atendendo pessoas de toda a região do Ceará.

Além das consultas médicas e serviços laboratoriais, o espaço promove projetos sociais, que envolvem alunos, professores e pacientes. A professora Isabel Neves, responsável pelo centro de Terapia Ocupacional do Nami, discorreu sobre cinco desses programas, a seguir:

Reabilitação Cardíaca

Este programa tem como intuito atender pessoas com cardiopatia, hipertensão ou pacientes que passaram ou passarão por algum procedimento cirúrgico envolvendo o sistema cardíaco. Com a participação de estudantes das áreas de Nutrição, Farmácia e Fisioterapia, o projeto ministra atividades físicas e reeducação alimentar, para ajudar estas pessoas a recuperarem a longevidade.

Saber Viver

Administrado pela professora Sandra Mara e reunindo alunos e profissionais das áreas de Nutrição, Farmácia e Psicologia, o projeto Saber Viver cuida de pacientes com fibromialgia, a síndrome da dor amplificada. As reuniões acontecem às sextas-feiras e, além de ajudar pessoas que sofrem desta doença, proporciona benefícios como descontos em medicamentos.

Pacientes Neurológicos

Este projeto se destina a assistir pacientes com doenças ou síndromes de origem neurológica. Os psicólogos, neurologistas e estudantes envolvidos no programa auxiliam com consultas e análises que se propõem a melhorar autoestima e qualidade de vida.

Cuidadores do NAMI

Junto com o Pacientes Neurológicos, há um projeto que acompanha os Cuidadores dos pacientes neurológicos e dos idosos. Esse projeto oferece ajuda com fisioterapeutas e psicólogos, visando melhorar o trabalho destes auxiliadores. Eles também recebem orientações de como cuidar melhor de seus parentes e amigos que são atendidos no Nami. A responsável pelo projeto é a Professora Renata Coeli, da Fisioterapia.

Jovens Voluntários

O projeto Jovens Voluntários atua no núcleo com objetivo de orientar pacientes que chegam procurando atendimento. Os jovens são estudantes de diferentes cursos da Unifor e ajudam, voluntariamente, no Nami de forma didática. Eles recepcionam os pacientes e orientam quais células de atendimentos devem procurar, além de entreter crianças e idosos.

Texto: David Nogueira e Mariana Evangelista

Um comentário em “Cinco projetos sociais oferecidos pelo Nami

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s