[Claquete] O Abutre: Submundo do Jornalismo Criminal

butre11

Nightcrawler, ou “O Abutre”, é um filme que lida com um dos ramos mais polêmicos do jornalismo: o sensacionalismo. É um filme de suspense e drama, e trata da vida de Louis Bloom, um jovem desempregado cansado de viver na informalidade, que encontra na vida de cinegrafista freelancer uma oportunidade para crescer na vida. Produzindo conteúdos próprios, passa a vender imagens para um telejornal. Suas matérias voltadas para o jornalismo criminal, com reportagens de grandes roubos e acidentes no período da noite, tem um rumo agressivo e obscuro.

No telejornal, em que ele vende suas cenas, conhece uma jornalista que está sempre a procura de algo impactante, pois acredita que é a melhor forma de manter seu emprego. Já seu parceiro de equipe é contrário à sua opinião do que é reportagem e o que deve ou não ser divulgado.

Na perspectiva jornalística, o filme toca em um ponto delicado da profissão: quais os limites e até onde se pode ir por um furo de reportagem? Louis, em busca do crescimento da sua “empresa”, arrisca muita coisa, inclusive a própria vida. Além disso, o longa aborda quais os acontecimentos que devem ou não virar notícia, dependendo da audiência.

butre

Para ganhar dinheiro vale tudo, as cenas chocantes são apuradas pelo amador com uma única sensibilidade: a de cinegrafista buscando as imagens perfeitas. Manipula cenas e cria estratégias para as que matérias abordadas por ele tenham uma continuidade que possa prender o público, mostrando apenas o que lhe é conveniente naquele momento. Em algumas partes o filme se torna muito previsível, mas não perde a qualidade.

“O Abutre” é um filme que retrata uma realidade jornalística abusiva e questionável do ponto de vista ético, despertando um senso crítico sobre a mídia em quem o assiste.

Texto: Larissa Vieira e Deborah Tavares.

Ficha Técnica

Título original: Nightcrawler

Direção: Dan Gilroy

País: Los Angeles, EUA

Gênero: Suspense, drama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s