Redações jornalísticas se transformam com a internet

_MG_2501_1

Para comemorar o dia do jornalista, o curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza promoveu uma palestra sobre “Convergência e Novos Mercados”. A mesa contou com a presença do editor-chefe, Ildefonso Rodrigues e  da diretora-executiva digital, Ivila Bessa, do Diário do Nordeste, além do coordenador do curso, Wagner Borges, e do professor Aderson Sampaio. O bate-papo teve o objetivo de mostrar e discutir o que está acontecendo no mercado de trabalho, evidenciando o compromisso do curso em aliar conteúdo à prática.

_MG_2543

Ildefonso Rodrigues, editor-chefe do Diário do Nordeste

Em seu discurso, Ildefonso enfatizou a internet como fator determinante da mudança nas redações. Com ela surgiram plataformas diferentes com linguagens distintas. Para ele, a maior dificuldade dos jornalistas atuais é adaptar um texto para as diversas mídias. Segundo o editor-chefe, antes as redações eram divididas em várias editorias, resultando em uma produção “inchada” e jornais extensos. Já nas atuais, a edição é dividida em áreas e unidades, aproximando os assuntos similares.

Ao detalhar o tema, Ildefonso analisou a atual tendência do mercado da notícia. Cada vez mais os veículos tentam unir suas plataformas como rádio, web, impresso e televisão, aprofundando o assunto por meio de ângulos diferentes. Esta nova forma de se fazer jornalismo trouxe a integração para dentro das redações, além da interatividade que as mídias sociais trouxeram para facilitar o contato entre veículo e leitor.

Para saber mais sobre o assunto, confira abaixo a entrevista da editora-executiva digital sobre o mercado do jornalismo.

Ouça também a edição do Giro Unifor, produzido pela RádioNIC, sobre o evento:

https://soundcloud.com/radiounifor123/070415-giro-unifor-palestra-dia-do-jornalista-sabrina-rolimmp3

Texto: Laís Tavares

Foto: Maria Clara Medeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s