A prevenção do câncer na juventude

Frutas e verduras auxiliam no combate de doenças cancerígenas. Foto: Divulgação

Os maus hábitos cultivados na infância e na adolescência resultam, na maioria dos casos, no surgimento do câncer na vida adulta. “O Guia Alimentar para a População Brasileira vem trabalhando num contexto de incentivo a alimentos naturais. Ele mostra que é importante evitar, desde cedo, alimentos industrializados ricos em gordura, açúcar e sal, e dar mais espaço para frutas e verduras. A prática de atividades físicas regularmente e a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas e cigarro também contribuem para a prevenção da doença”. É assim que a coordenadora do curso de Nutrição da UNIFOR, Patrícia Limaverde, descreve a importância de uma alimentação equilibrada na prevenção do câncer. 

Nesta quarta (8) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visa alertar políticos e comunidade como um todo sobre a importância da prevenção da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, 80% dos casos de câncer nos jovens estão ligados ao meio ambiente e aos costumes sociais. O local de trabalho (indústrias químicas), os hábitos de consumo (alcoolismo, tabagismo e medicamentos), o sedentarismo e a exposição excessiva ao sol, sem proteção, podem ocasionar a doença.

Uma combinação rica em nutrientes, proteínas, minerais e vitaminas fortalecem o sistema imunológico, mantém o peso e um bom funcionamento do corpo, evitando o risco do câncer. Várias pesquisas mostram que o excesso de peso pode estar relacionado a doença”, alerta Patrícia.

Principais tipos da doença

Segundo o INCA, os tipos de câncer mais comuns entre os jovens são o linfoma, a leucemia, o de testículo e o de mama. Saiba mais sobre eles:

Linfoma

O linfoma de Hodgkin é o mais comum no início da vida adulta (15 a 40 anos). Este tipo de câncer ataca mais frequentemente os gânglios linfáticos e outros tecidos linfóides, como as amígdalas ou o timo, além da medula óssea e outros órgãos.

Leucemia

É o câncer da medula óssea e do sangue. A maior parte das leucemias em adultos jovens são de crescimento rápido (tipo aguda), mas o prognóstico tende a ser melhor para pacientes jovens.

Testículo

Atinge principalmente homens entre 15 e 50 anos de idade, sendo considerado raro. Sua incidência é de três a cinco casos para cada grupo de 100 mil indivíduos. Quando comparado com outros cânceres que atingem o homem, como o de próstata, o câncer de testículo apresenta baixo índice de mortalidade.

Mama

Geralmente não ocorre antes dos 30 anos, ficando mais propenso a mulher à medida em que envelhece. É frequente que as mulheres jovens apresentem nódulos mamários benignos. Na verdade, quanto mais jovem a mulher, maior a probabilidade de um nódulo mamário ser benigno.

Texto: Andreza Reis e Guilherme Custódio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s