Quanto vale a sua diversão?

49597

Fiteiro bar, Varjota

Segundo pesquisa realizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano, Fortaleza é apontada como a quarta cidade com inflação mais alta no país. A variação da capital cearense ficou registrada em 1,57% enquanto a média nacional foi 1,32% até o fim do mês de março. Os dados foram divulgados na quarta-feira passada, 8/4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A crise financeira atingiu a população fortalezense nos mais diversos âmbitos, dos mais básicos, como alimentação e energia, aos mais prescindíveis, como o setor do lazer. Com os preços dos produtos e serviços crescendo de forma abrupta, os cidadãos encontram agora dificuldades até na hora de pagar as tão populares “baladas”.

O aumento das taxas cobradas em entradas de boates, bares, clubes e casas de show torna-se cada vez mais perceptível, o que leva alguns lugares a perderem parte de sua freguesia ou, em outros casos, ganharem visitantes pertencentes a classes com maior poder aquisitivo. “É engraçado, pois faz uns três anos que eu comecei a frequentar esses locais. A entrada costumava ser uns 10, 15 reais, agora tá o dobro do preço. É complicado. Os locais que eu frequento tem como público alvo os universitários e nem todos tem 30 reais pra dar em uma entrada de festa, que na maioria das vezes nem oferece nada”, conta Lucas Rabelo, 18, estudante de psicologia da Universidade de Fortaleza.

Cassiano Santos, 26, consultor empresarial, apesar de já estar no mercado de trabalho, afirma que teve que mudar os locais que frequentava para não ter prejuízo nas horas de lazer. “Percebi que os preços estavam aumentando, ai, pra não ficar preso em casa, resolvi ir atrás de lugares que não cobram entrada e possuem cerveja mais barata”.

Na contramão, ao ser questionado se mudaria os lugares que frequenta por causa dos valores cobrados, Túlio Oliveira, 19, disse que não. “Gosto dos lugares que ando e não deixaria de ir por isso”, afirma o estudante de Nutrição da Estácio FIC.

Sem título

Vantagens oferecidas pelo Órbita Bar para quem faz lista de aniversário.

A alternativa para quem não quer gastar muito, e ainda assim aproveitar a noite alencarina, é ficar atento para as ações promocionais que as casas de shows e bares fazem por meio das redes sociais e aplicativos para celular. Um destes é o Pedida de Hoje, app que informa os descontos vigentes em bares e restaurantes. Alguns locais, como o Órbita Bar, visando a ampla divulgação de seus eventos, oferecem entrada gratuita  para os frequentadores mediante compartilhamento dos folders da festa. Há também as listas de aniversário, onde o aniversariante e seus convidados recebem benefícios, como entrada revertida em consumação no bar.

Texto: Laís Tavares e Davi Nogueira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s