[Claquete] “O Preço da Coragem”: Jornalismo de Risco

claquete tomas

A liberdade de expressão na mídia e os desafios do jornalista são retratados em “O preço da Coragem”. Os perigos que o profissional corre para tentar mostrar ao mundo situações de guerra e caos são retratados se baseando em uma história real contada por Mariane Pearl, autora do livro que dá nome à obra cinematográfica. O filme acompanha o drama do casal Mariane (Angelina Jolie) e Daniel Pearl (Dan Futterman) que estão na cobertura dos momentos de tensão “pós-ataques” no Oriente Médio em 2002. Sem mencionar para a sua esposa e amigos, ele sai para coletar uma entrevista com um suposto homem-bomba e, em seguida, é dado por desaparecido.

A partir daí, começa a procura pelo paradeiro de Daniel Pearl. O filme mostra como Mariane mobilizou a polícia e a mídia para ajudarem nas investigações para acharem seu marido. A obra se baseia no livro “A Mighty Heart”, que Mariane escreveu para que seu filho soubesse da história do pai, o qual não chegaria a conhecer.

O filme traz à tona os desafios do trabalho jornalístico para buscar a verdade. Para situações como estar entre guerras, sequestros, e diversas outras que a função proporciona. É o que a jornalista brasileira Clarinha Clock chama de “comportamento de risco”. Até onde o jornalista deve ir para trazer a informação para o leitor? Quais os meios que ele usa?

O filme é dividido em duas partes: na primeira, temos a visão do drama da protagonista à espera (e busca) de alguma informação que leve a Daniel, na segunda, a dos policiais, mostrando os detalhes das investigações à procura de suspeitos do paradeiro do jornalista. A maior parte do filme mostra a persistência de Mariane em encontrar seu marido. Buscando incidentes, mantendo contato direto com colegas e com a polícia.

A imagem em 16:9 “tremida”, gravadas usando câmeras nos ombros, presente na maior parte do filme, deixa-o com cara de documentário e as imagens se comparam aos nossos próprios olhos, ansiosos pela verdade. Michael Winterbottom soube oscilar muito bem entre o lado emocional e o lado investigativo do filme, deixando o espectador comovido e preso à história. A fotografia da caótica e agitada cidade de Karachi favoreceram para dar o ritmo acelerado de investigação que o filme proporcionou.

Angelina Jolie teve a missão de interpretar a protagonista. A atriz disse que sentiu nervosa ao conhecer a autora do livro. Elas conversaram e viram muitas coisas em comum. Angelina teve o cuidado de mostrar quão forte e persistente a jornalista foi. Em meio ao medo do pior, mesmo que previsível, ela se manteve centrada em encontrar seu marido e sem deixar que os seus medos a dominassem e fizessem refém da escassez de novidades. Raro foram os momentos que Mariane demonstrou medo e desespero, apesar de sentir, ela manteve o controle. Precisou manter o controle por ele, Daniel. “O Preço da Coragem” é, acima de tudo, um ensinamento de foco nos seus objetivos e fé no que se acredita.

Texto: Thomas Pacheco

Ficha Técnica:

Elenco: Dan Futterman, Angelina Jolie, Archie Panjabi, Mushtaq Khan

Diretor: Michael Winterbottom

Roteiro: John Orloff

Ano: 2007

Gênero: Drama

País: EUA, Reino Unido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s