[Claquete] A luta de uma mãe em busca de seu filho.

mãe

Baseado em uma história real, A troca narra a agoniante busca de Christine Collin por seu filho desaparecido Walter Collin, no final dos anos 1920. O caso mobiliza a polícia e a imprensa até que, cinco meses depois, o garoto é supostamente encontrado pelos policiais. Entretanto seu instinto de mãe sente algo de errado e desconfia que a criança tenha sido trocada.

Com a ajuda de um reverendo que busca, em seu programa de rádio, expor as inúmeras falhas da polícia de Los Angeles, Christine vai à imprensa denunciar sua situação e é levada pelas autoridades para um manicômio com outras mulheres que desafiaram o Estado de várias formas. Depois de conhecer mulheres que passaram pela mesma situação, a protagonista encontra forças para lutar por seu objetivo.

Um dos destaques da trama é a resistência de Christine e de outras mulheres do filme contra as opressões e o controle masculino. A protagonista é uma mãe solteira que trabalha arduamente no cargo de supervisora de telefonia, considerado um ofício de alta patente para uma mulher na época. No manicômio, a internas relatam atrocidades cometidas a elas por homens, desde abortos a violência doméstica. Esses fatores fazem A Troca ser considerado um filme feminista.

O drama é, no geral, envolvente, porém excessivamente longo. Isso torna o filme por vezes cansativo. Conta com atuações impecáveis, com destaque para Angelina Jolie. A reconstrução de época é meticulosa, o que torna o cenário muito realista. Além de mostrar o drama de uma mãe, o filme critica a polícia corrupta daquela época e a pressão da mídia sobre o caso. Walter, nunca foi encontrado, e se estivesse vivo teria hoje 96 anos. O diretor Clint Eastwood interessou-se, principalmente, pela veracidade da história. O que, segundo ele, deu uma profundidade emocional ao filme.

Texto: Mariana Evangelista

Direção: Clint Eastwood

Gênero: Biografia/Drama

Duração: 141 minutos

País: Estados Unidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s