Nerd, com orgulho

Bazinga

Sheldon Cooper, um dos representantes da atual ‘fase nerd’.

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado hoje, 25 de maio. A data foi criada para celebrar a cultura nerd, que acolhe cada vez mais adeptos. Nerds são pessoas com grande interesse em temas específicos possuindo algumas ramificações, como os geeks (interessados por tecnologia), os Otakus (interessados pela cultura japonesa) e os trekkers (interessados por Star Trek).

A data foi comemorada pela primeira vez em 2006, no evento espanhol “Dia del Orgullo Friki”, contando com mais de 300 participantes que se reuniram formando um “pac-man humano”. O evento espalhou-se na internet, ganhando milhares de adeptos ao redor do mundo. O motivo da escolha desse dia é a estréia de “Star Wars: Episódio IV, Uma Nova Esperança” (primeiro filme a ser lançado, 4o filme na ordem cronológica da série), realizada no dia 25 de maio de 1977. O principal objetivo é o incentivo a discussão de diversos temas que são de interesse nerd, como filmes, séries, jogos e livros.

Os estereótipos costumam associar os nerds a pessoas frágeis, introspectivas, anti-sociais e com óculos “fundo de garrafa”, mas a realidade é mais complexa. Os tempos mudaram, assim como os nerds. Como conta Adonis Vieira, dono de uma loja virtual do segmento. “Posso me considerar um jovem que pertenceu a ‘primeira’ onda de nerds. Era magro e usava óculos e alguns amigos também, mas hoje isso é totalmente diferente. O nerd é considerado não só a pessoa que tira notas boas, mas o que consome produtos e possui um grupo de amigos que gostam das temáticas com livros e jogos, por exemplo.

419129_268623143219027_630916916_n

Alguns dos itens que Giovanna possui no seu acervo

A universitária Giovanna Diniz coleciona CDs, livros e apetrechos ligados à cultura nerd. “Desde pequena fui influenciada pela TV. Hoje a minha identidade está nessas coisas. Apesar de ainda existir alguns preconceitos com mulheres que jogam ou cultivam desse assunto. Saio com meus amigos para bares, cinema e festas como qualquer outra pessoa, além de curtir outras vertentes, como o rock.

A internet abriu espaço para a expansão do tema, que se massificou em vários países nos últimos anos. Eventos levam centenas de milhares de pessoas todos os anos a locais para apreciar shows, comprar produtos, jogar lançamentos, entre outros. Em Fortaleza não é diferente, há quem junte uma boa quantia para comprar produtos nos eventos locais. “Nunca tirei notas boas, mas me considero um adepto da cultura nerd. Todos os anos acompanho o cenário dos jogos, compro camisas, livros e sou muito agradecido por viver nessa época”, comenta Luís Sérgio Barbosa, engenheiro.

Texto: Diego Twardy e Nícolas Brandolim

Confira entrevista realizada pela RádioNIC no Geekontro com Sidney Gusman, atual editor de planejamento da Maurício de Sousa Produções, falando sobre o dia do Orgulho Nerd.

https://soundcloud.com/radiounifor123/250515-giro-unifor-encontro-geekmp3

Leituras complementares:

Nerds, geeks e otakus na capital

Mercado gamer é uma das alternativas de maior rendimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s