Cinco portais de pesquisa em Comunicação

Para pesquisar artigos, livros, publicações, resumos, entre outros, é necessário ter alguns suportes para obter êxito na sua busca. Com o advento da tecnologia, alguns websites disponibilizam um grande arsenal para quem deseja aprofundar suas pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), trabalhados acadêmicos, pós-graduação ou iniciação científica. O Blog do Labjor listou alguns desses sites que estão espalhados pela internet.

capes1

Portal de Periódicos Capes 

O portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual criada no ano 2000. Ele oferece a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. O seu acervo conta com mais de 37 mil títulos com textos completos, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes além de livros, enciclópedias, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

bocc

BOCC 

A Biblioteca Online de Ciências da Comunicação foi fundada em 1999 pelo professor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo. Ela dispõe, em sua plataforma online, títulos, autores e temáticas de Comunicação de A – Z, além de atualização constante de livros no formato PDF.

Google-Acadêmico-Scielo11

Google Acadêmico 

É uma versão puramente acadêmica do famoso buscador Google. O site fornece uma maneira simples e abrangente de pesquisar literatura acadêmica. É possível encontrar várias disciplinas e fontes em um só lugar; artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos, artigos e tudo relacionado a universidades. O Google Acadêmico disponibiliza esses títulos de acordo com as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico.

compos (1)

COMPÓS

A COMPÓS – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – foi fundada em 1991, em Belo Horizonte, com o apoio da Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo da Compós é promover uma maior integração e intercâmbio de conhecimento  entre os programas de pós-graduação já existentes. Para isso, anualmente são realizados encontros anuais onde são apresentados textos pelos grupos de trabalho (GT). Esses textos são disponiblizados na biblioteca virtual do site da Compós, que conta também com mais de 1100 periódicos publicados.

scielo

SciELO

A Scientific Electronic Library Online (SciELO) é uma biblioteca eletrônica que dispõe de uma seleta coleção de periódicos científicos brasileiros. O portal é resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). O objetivo do site é implementar uma biblioteca eletrônica que proporcione amplo acesso a periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico assim como aos textos completos de artigos.

Texto: Matheus Facundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s