[FOCA NESSA] Aplicativo ajuda na comunicação com surdos.

5

Hand Talk, ou traduzindo ao pé da letra, “mãos que falam”, é um aplicativo desenvolvido para auxiliar no convívio com as pessoas que são surdas. O app foi criado por uma startup alagoana e ganhou o prêmio da ONU de melhor aplicativo social no ano passado.

O desenvolvimento do programa conta com a ajuda de um avatar em animação 3D, chamado Hugo, onde você escreve a palavra ou frase, mostra uma imagem ou fala o que você deseja saber em libras e ele mostra como é. Para ter uma melhor visualização dos sinais que estão sendo demonstrados, é possível mover o boneco para os lados para ver melhor como fazer os movimentos.

3

2

Alguns profissionais utilizam o aplicativo para poder conversar com seus clientes que são deficientes auditivos. “Já usei até em atendimento a surdos na defensoria e já vi alguns médicos utilizando em hospitais”, relata a advogada Júlia Almeida, 26.  O programa é bom apenas para o mínimo de comunicação entre um ouvinte com um surdo, tem um vocabulário amplo, mas peca por não oferecer uma boa contextualização e construção de frases.

O desejo de melhorar a qualidade de vida de outros

Ronaldo Tenório, interessado no mercado de acessibilidade, teve a ideia para um trabalho no curso de Publicidade e Propaganda na Faculdade de Maurício de Nassau em Alagoas. Depois de cinco anos conheceu Carlos Wanderlan e Thadeu Luz e decidiram colocar o plano no mercado, em 2012 e, desde essa época, o aplicativo vem sendo desenvolvido cada vez mais. O principal desafio enfrentado pelos idealizadores foi de desvendar uma área praticamente inexplorada.

Atualmente, os desenvolvedores do projeto tem o foco voltado para construção de tecnologia assistivas, que seria um novo recurso que auxiliam deficientes a terem um melhor acesso as novas tecnologias, ajudando também a adquirirem uma vida mais independente e uma inclusão maior na sociedade.

Texto: Larissa Vieira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s