[Claquete] “Uma Encantadora Velha Ruína”

Gustave e Zero

Durante um jantar no melancólico salão de refeições do Grande Hotel Budapeste, a trama começa a tomar forma. Narrada por Zero Moustafa (F. Murray Abraham), o proprietário define o local como “uma encantadora velha ruína” e conta a história de sua vida no hotel para um jovem escritor, interpretado por Jude Law.

Começando em 1932, as aventuras do conciérge do hotel, Sr. Gustave H. (Ralph Fiennes) e de seu “lobby-boyZero (Tony Revolori) são narradas. A trama gira em torno do “Boy with Apple” (Menino com Maçã), um quadro de valor inestimável herdado por Sr. Gustave, fruto do carinho que tinha por Madame D (Tilda Swinton), uma rica senhora que, em visita ao hotel, confessou seu sentimento de ameaça ao Sr. Gustave, dizendo que seria assassinada. Tal fato se confirma no dia seguinte dando início a uma “batalha” travada entre os surpreendidos Sr. Gustave e seu fiel escudeiro Zero e os interesseiros membros da família de Madame D, sedentos pela herança de sua família.

Durante a película, a dupla Gustave e Zero vivencia acontecimentos imprevisíveis e extremamente peculiares, como a perseguição do terrível Jopling (Willem Dafoe) e o mistério com Serge X. (Mathieu Amalric), mordomo de Madame D, além da proteção de Agatha (Saoirse Ronan), amada de Zero. É importante ressaltar a atmosfera do filme, o conjunto da obra é realmente ímpar, fruto das grandes personalidades das personagens, somada aos cenários e à trama em si.

A fotografia e caracterização do filme também se destacam, além da ótima trilha sonora, aspectos que renderam 4 Oscars: melhor Trilha Sonora, melhor Design de Produção, melhor Figurino e melhor Maquiagem e Cabelo à produção. Vale destacar que das impressionantes 150 indicações a prêmios, o filme arrebatou 140.

Texto: Diego Twardy

Ficha Técnica:

Direção: Wes Anderson

Produção: Wes Anderson, Scott Rudin, Steves Rales e Jeremy Dawson

Roteiro: Wes Anderson.

Trilha sonora: Alexandre Desplat

Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jude Law e Bill Murray.

Ano de lançamento: 2014

Trailer:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s