[Claquete] Muito mais que um jogo

The Untitled Madela Project

Baseado em uma história real, Invictos mostra o poder de união que um esporte pode trazer a uma nação. Os anos 90 trouxeram consigo o final do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid. Entretanto as ideologias do regime ainda se mantinham vivas dentro da sociedade sul-africana. Quando Nelson Mandela (Morgan Freeman) é eleito presidente, muita desconfiança é gerada a respeito de seu mandato. Brancos e negros visivelmente ainda tinham dificuldades de conviver.

Madiba, nome carinhosamente dado a Mandela, percebe no rugby uma chance de mudar a realidade histórica de segregação que existia no país. A África do Sul estava prestes a sediar a Copa do Mundo da modalidade e Madiba decide apoiar a desacreditada seleção nacional. O apoio do presidente já representava um grande passo em busca da união, pois a seleção sempre foi uma das marcas da segregação que existia no país: seu elenco era composto por 21 jogadores, dos quais apenas um era negro. Após uma conversa com Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, o futuro dos Springboks (apelido da seleção) começa ser mudado.

A equipe passa por uma reformulação ideológica, liderada por seu capitão, com um novo ânimo após conhecer Mandela. O time passa a visitar os bairros mais afastados e pobres do país, o que acaba por gerar uma identificação com sul-africanos que sempre haviam vivido à margem da sociedade. A Copa do Mundo acaba sendo muito mais do que simples partidas de rugby, um país inteiro é transformado jogo após jogo.

Apesar de o filme retratar a trajetória da seleção de rugby, a dimensão histórica dos fatos está totalmente presente dentro da trama, tornando o filme agradável não somente aos fãs do esporte. As marcas deixadas pelo apartheid e a história de vida de Nelson Mandela estão totalmente ligadas ao enredo.

Texto: Gabriel Borges

Ficha Técnica:

Direção: Clint Eastwood

Ano: 2009

País: EUA

Gênero: Drama, Biografia, Histórico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s