
Projeto gratuito que funde música e responsabilidade social no Ceará, o festival Canoa Blues inicia nesta sexta-feira a sua terceira edição, e promete ser um sucesso. O evento ocorre desde 2008, na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, este ano terá sete apresentações. São músicos locais, nacionais e internacionais. Simultaneamente aos shows, estarão ocorrendo diversas ações sociais voltados aos jovens.
Segundo Roberto Maciel, produtor do evento, na primeira edição 3.000 pessoas foram apreciar os três dias de shows. 5.000 é a média esperada para este ano. Os interessados também podem participar doando livros de variados gêneros e em boas condições para ajudar a compor o acervo das bibliotecas mantidas pela Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada e da Associação Canoa Criança.
Cerca de 60 alunos da rede pública de ensino de Icapuí, município vizinho, irão ter aulas gratuitas de iniciação à gaita, com os educadores Di Lennon Ribeiro e Rodrigo Bezerra. Cada aluno receberá, por doação, uma gaita. Também haverá aulas de técnica circense em tecido, na Associação Canoa Criança e aula show sobre blues, com Roberto Lessa, no auditório do Pólo de Lazer de Canoa Quebrada.
O tema blues pauta toda a programação do evento. Terá uma exposição de gravuras e quadros e uma palestra-show entitulada “História do blues e suas conexões com a música pop atual”.
Roberto Maciel afirmou que o Festival de Jazz e Blues, que ocorre anualmente em Guaramiranga, impulsionou o público do blues no estado. Muitas pessoas já gostavam do gênero musical, e o citado evento foi fundamental para que elas pudessem ter um espaço para a apreciação e novos fãs surgissem.
Os shows têm início no próximo dia 8, sexta-feira, às 21 horas e vão até dia 10. Todos com entrada gratuita. Este ano, irão participar do Canoa Blues Felipe Cazaux (CE), Marcos Ottaviano & Kiko Moura (SP), Nicolas Smoljan (Argentina), Big Joe Manfra (RJ), Taryn Szpilman (RJ), Over Trio (CE) e Jefferson Gonçalves e banda (RJ).
O estado do Ceará ainda é carente em grandes projetos sociais de incentivo à cultura. Nos últimos anos, têm emergido uma quantidade considerável de eventos do gênero. Porém, ainda falta muito até que haja uma inclusão mais abrangente.
Texto de Camila Holanda
Programação
Oficinas
9 a 12 de outubro – Crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Icapuí terão aulas gratuitas de iniciação à gaita.
10 de outubro – Aulas de técnica circense em tecido, na Associação Canoa Criança.
10 de outubro – Aula show sobre blues, com Roberto Lessa, no auditório do Polo de Lazer de Canoa Quebrada.
Shows
8 de outubro – Felipe Cazaux (CE) e Marcos Ottaviano & Kiko Moura (SP)
9 de outubro – Nicolas Smoljan (Argentina), Big Joe Manfra (RJ) e Taryn Szpilman (RJ)
Local: Pólo de Lazer
Horário: 21 horas
Entrada: Gratuita
10 de outubro – Over Trio (CE) e Jefferson Gonçalves e Banda (RJ)
Local: Barraca Chega Mais
Horário: 12horas
Entrada: Gratuita