Falta interesse nos movimentos estudantis universitários

* Matéria elaborada por aluno da Oficina de Jornalismo – Ciberjornalismo.

Foto: Divulgação

A cada semestre que se inicia novos alunos começam a vivenciar o cotidiano de uma Universidade e passam a integrar o meio acadêmico, ao qual estará inserido por, no mínimo, quatro anos. Entre essas descobertas um tema específico está ficando cada vez mais distante da nova realidade dos calouros: integração nos movimentos estudantis.

O baixo interesse dos novos alunos para o engajamento nesses movimentos políticos da Universidade, tem enfraquecido as entidades a cada semestre. Os Centros Acadêmicos sofrem dificuldades em realizar simples eleições por falta de candidatos e eleitores. Para os alunos que estão envolvidos dentro dos movimentos atuais é preciso um trabalho de renovação para que o espaço político do aluno não seja perdido. “Temos uma longa caminhada para mostrar a essa nova geração de alunos que está entrando na Universidade que é importante estar sempre participando das eleições e das votações nos Centros Acadêmicos”, destaca Marcelo Mesquita, membro do Centro Acadêmico Patativa do Assaré.

A desmotivação dos alunos pode ser justificada pela falta de atuação dos C.A.s durante o semestre. “Nunca procurei me informar sobre como entrar para esses movimentos ou para as eleições dos C.A. porque simplesmente não vejo atuação alguma desses movimentos no campos”, enfatiza Daniel Amorim, estudante do segundo semestre do curso de Educação Física.

Números mostram participação crescente

Evidenciando ainda mais a situação que os centros acadêmicos da Universidade de Fortaleza (Unifor ) enfrentam sobre a pouca participação dos alunos, em novembro de 2005, o IBASE e o Instituto Polis apresentou pesquisa que media a participação dos jovens na política e o resultado foi animador. Foram entrevistados oito mil jovens em sete regiões metropolitanas brasileiras. Segundo a pesquisa, 28,1% dos 8 mil jovens entrevistados faziam parte de algum grupo. Sete anos se passaram e a tendência não chegou por aqui.

Para os próximo semestre, todos os Centros Acadêmicos da Universidade vão abrir vagas e cargos eletivos. Caso tenha interesse de participar, procure o C.A. do seu curso, forme sua Chapa e lute por melhorias no seu curso e na sua universidade.

Texto: João Bandeira Neto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s